Marketing escolar Marketing escolar

Como fazer Marketing escolar em 2023?

6 minutos para ler

Uma boa estratégia de Marketing é essencial na captação e retenção de alunos. O setor educacional evoluiu, e também a aposta em diferentes estratégias para alcançar novos alunos, se relacionar com as famílias, e aumentar o número de vendas de cursos e matrículas.

Mas num mundo com tantas opções de Marketing, e necessidade de planejar adequadamente o seu orçamento, quais serão as melhores estratégias?

Leia no nosso artigo algumas opções e como implementar essas estratégias!

Invista tempo num bom planejamento

O mundo digital nos oferece hoje a disponibilidade de um conjunto praticamente infinito de ferramentas de comunicação, marketing e propaganda: Instagram, google, Facebook, youtube, blogs, sem considerar ainda os meios tradicionais que já existiam, como patrocínio de eventos, panfletagem, presenças em feiras.

Antes de sair alocando recursos em diversos meios, é fundamental fazer um bom planejamento, que responda a questões essenciais:

Qual o objetivo da comunicação?

Qual o posicionamento que pretendo para o colégio?

Qual o orçamento para o ano?

Como atinjo o maior numero de famílias com o menor custo possível?

Com que time vamos implementar essa comunicação de forma prática?

Com quais fornecedores poderemos contar?

Quais os resultados pretendidos?

Como analisar e avaliar os resultados obtidos?

Quais as melhores ferramentas disponíveis?

Após a resposta a essas questões, e já com o seu orçamento definido, avaliação dos recursos existentes e o time ideal para implementar, é hora de avaliar quais as melhores ferramentas de marketing disponíveis que irão atingir os seus objetivos.

Embora existam inúmeras formas de atingir os seus objetivos, poderá canalizar cada ferramenta para fases diferentes da sua comunicação:

Site/Google: Imagine o seu site como a fachada digital do seu colégio. Tem que estar bonita, limpa e que funcione como um chamariz para convidar as famílias a quererem entrar e conhecer um pouco mais. Uma boa estratégia de SEO, irá permitir que o seu Site esteja no topo das pesquisas do Google, e assim seja convidativo a que mais pessoas cliquem e conheçam a sua escola. Antes de conhecer algo novo, todo o mundo pesquisa no google hoje em dia. Ter um bom site, é com certeza fundamental para atrair novas famílias para a sua escola.

Blog: A criação de um blog escrito, ou um videoblog (através de youtube ou instagram por exemplo) irão com certeza ajudar a sua instituição a divulgar diversos conteúdos pedagógicos e do dia a dia do colégio. Muitas vezes, o conteúdo poderá inclusivamente ser construído em conjunto com os alunos, ajudando assim na retenção e fidelização.

Redes Sociais: Primeiro o Facebook e Youtube, hoje em dia Instagram e TikTok passaram a fazer parte do nosso quotidiano. São muitas horas por mês de pesquisa, a ver vídeos, fotografias da sua escola e novos conteúdos. Estar presente em redes sociais, é uma ferramenta poderosa que permitirá de forma voluntária (ou involuntária) do seu conteúdo e propaganda caia na tela dos seus futuros alunos.

Propaganda Digital ou Física: Distribuir panfleto na sua região ou cidade, é uma ferramenta convencional de tentar atingir famílias e potenciais novos alunos. No entanto, não consegue medir a sua eficácia, resultados e segmentar por qual o público alvo a atingir. Seja através de Google adwords, ou propaganda em redes sociais, consegue sim definir o publico alvo a atingir, e medir os resultados/eficácia da sua estratégia.

Indicação: Uma das melhores formas de convite para a sua instituição ainda deve ser a recomendação de atuais (ou ex) alunos (as). Uma família satisfeita, irá com certeza exibir os seus materiais escolares em redes sociais, ou mostrar mesmo aos amigos. Seja Participação em feiras ou eventos escolares,  fotografias de recordação escolar. material pedagógico ou brindes de dia dos pais ou mães, terão orgulho em exigir em casa ou em redes sociais o que receberam da escola, gerando assim ferramentas de engajamento e divulgação.

Atendimento: A forma como o seu colégio lida com os atuais e futuros alunos (as) poderá ser determinando para o seu sucesso. Um sorriso durante um novo atendimento, a identificação correta dos funcionários (seja por uniforme ou crachás), e a simpatia serão fundamentais para a retenção das atuais famílias e a conquista de novas matriculas. O investimento em formação e o atendimento estar alinhado com os objetivos do colégio são fundamentais para o seu sucesso.

Avaliação de qualidade: Medir o nível de satisfação dos seus alunos/famílias, é uma poderosa ferramenta de comunicação. Não só irá permitir identificar áreas de melhorias do seu colégio, mas também irá criar um maior engajamento das famílias, que sentirão que fazem parte da construção do dia a dia da escola. Ferramentas de avaliação digitais ou físicas, irão permitir identificar o sucesso das ações implementadas no colégio, mas também das suas campanhas de marketing.

(Ao realizar qualquer iniciativa de Marketing, seja ela digital ou não, garanta que esteja tudo em conformidade com a Legislação vigente sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial a Lei 13.709/2018)

Avaliação de resultados

Após a implementação da sua estratégia de marketing anual, é fundamental analisar e avaliar os resultados obtidos.

O que deu certo e o que deu errado?

Os seus recursos foram bem utilizados?

Atingimos o público alvo?

Como foi a avaliação?

Temos o time certo para desenvolver as atividades necessárias?

O que pode ser melhorado para o próximo ano?

Quais os canais/ferramentas que tiveram os melhores resultados?

Qual a nossa estratégia de longo prazo?

Não se esqueça que não há uma única forma, ou ferramenta perfeita para atingir os seus resultados. Ao testar, investir, avaliar e melhorar as suas ações de marketing irá trilhando o seu melhor caminho para ter mais chances de sucesso.

Gostou do nosso texto? Compartilhe suas experiências conosco, deixe um comentário!

Posts relacionados

Deixe um comentário