Família na escola Família na escola

Família na escola: veja a importância dos pais no dia a dia escolar!

4 minutos para ler

A presença da família na escola é um grande diferencial tanto do ponto de vista pedagógico quanto para a formação pessoal da criança. Por ser um fator essencial no desempenho de qualquer estudante, é obrigação dos responsáveis manter sempre uma reflexão sobre a forma como essa presença tem se dado.

Obviamente, existem outros fatores que constroem o desempenho da criança nos anos escolares, mas não dá para excluir esse elemento do cálculo. Nesse sentido, a falta de interesse ou, do outro extremo, um comportamento invasivo demais podem trazer problemas para as crianças em formação.

Tendo essas preocupações em mente, descreveremos aqui brevemente alguns pontos fundamentais no que diz respeito à participação da família na escola. Você aprenderá o porquê da importância desse fator e verá também algumas dicas práticas de como fazê-lo. Vamos lá?

Como os pais influenciam na vida escolar dos filhos?

Já é do senso comum a noção de que existe uma influência dos responsáveis no sucesso ou fracasso dos alunos nas escolas, mas você saberia dizer como se dá essa relação efetivamente? O campo da pedagogia ainda tem muito a aprender sobre a questão, mas alguns princípios podem ser generalizados.

Aqui, o ponto principal é que o investimento dos responsáveis na educação dos filhos é relativamente proporcional ao interesse que eles terão em sua trajetória escolar. Isso significa que, na família em que há um real interesse e desejo pelo aprendizado, será criado um terreno muito mais propício para o desenvolvimento do potencial desses alunos.

Por que é tão importante a participação da família na escola?

Em muitos aspectos, as crianças são um reflexo ou ao menos usam a experiência dos pais como modelo para criar suas próprias histórias. Por exemplo, como pais que nunca sequer leram um livro na vida ou diante dos filhos esperam que seus filhos despertem interesse por essa atividade?

Se, dentro de casa, não há ninguém que se preocupe com o hábito da leitura, dificilmente os pequenos o desenvolverão. O mesmo vale para os estudos como um todo. A escola, por melhor que seja a instituição, não pode ser o único local de desenvolvimento de hábitos e potencial das crianças.

Portanto, para que seja despertado um desejo pelo conhecimento, é imprescindível que exista ao menos um elemento da família mais próxima que verdadeiramente aposte no desenvolvimento educacional das crianças.

Como os responsáveis podem participar?

Essa participação não deve ocorrer de qualquer maneira. Inclusive, se ela for invasiva demais, pode até atrapalhar o desenvolvimento do jovem em questão. Ressaltamos aqui alguns pontos que servem como base para que você reflita sobre como os pais, mães e outros responsáveis podem estar presentes na escola:

  • participe de todas as reuniões entre pais e professores — elas ocorrem com pouca frequência e são marcadas com antecedência justamente para garantir a participação;
  • esteja presente nas atividades extracurriculares propostas pela escola que permitem a presença dos pais;
  • nunca recuse um convite de conversar com os professores ou administradores do colégio, lembre-se de que nada substitui uma boa conversa cara a cara.

Estamos aqui apenas pincelando um assunto que vai longe e que é de suma importância para todos os envolvidos nessas dinâmicas: pais, alunos, professores e outros técnicos da escola. A participação da família na escola é um dos fatores centrais para o sucesso dos jovens, portanto, não adianta se esquivar dessa responsabilidade!

Aproveite que você está aqui no nosso blog e aprofunde mais sobre o assunto! Veja a relação existente entre família, escola e a criação das nossas memórias!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Posts relacionados

Deixe um comentário