Saiba qual a importância de eventos escolares na educação infantil! Saiba qual a importância de eventos escolares na educação infantil!

Saiba qual a importância de eventos escolares na educação infantil!

4 minutos para ler

Os eventos escolares, quando relacionados aos conteúdos aprendidos em sala de aula, são uma forma de consolidar o aprendizado e aproximar a escola da família e da comunidade.

Desenvolver temáticas pertinentes ao cotidiano do estudante e à região em que vivem contribui para a valorização da cultura local, além dos aspectos relacionados ao desenvolvimento dos processos de fala, movimentação do corpo e à socialização, sobretudo no caso das escolas de educação infantil.

Fortalecer os valores da instituição também estão entre os benefícios dessa prática. Continue a leitura e veja, com mais detalhes, o papel da escola e dos eventos no progresso dos alunos. Confira também 3 ideias que podem ser organizadas em sua instituição. Acompanhe!

Como os eventos escolares contribuem para o desenvolvimento do aluno

Os eventos escolares contribuem para o desenvolvimento dos alunos dentro e fora da sala de aula. Quando são envolvidos logo nos preparativos, como por meio de ensaios, produção de elementos da decoração e outras ações participativas, começam a adquirir novas experiências já durante esse processo.

Quando essas ocasiões são criadas para reforçar e diversificar o que é trabalhado durante as aulas, assumem um papel importante na evolução intelectual das crianças. Isso sem contar a socialização com os colegas e o envolvimento da família, que costuma aguardar ansiosamente pela ocasião.

Quais são os eventos que podem ser realizados em uma escola

Existem diversas oportunidades de compor o calendário de eventos de uma escola, que podem ser aplicadas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, apenas adequando formatos e temáticas pertinentes a cada público.

Separamos 3 sugestões para serem realizadas com os pequeninos, veja agora!

Feira de profissões

A feira de profissões, quando realizada para crianças, pode se transformar em um momento de integração, orgulho e alegria.

A turminha pode receber o pai, a mãe, um irmão ou qualquer outro familiar de um colega de turma para ouvir sobre a sua profissão, de maneira simples e didática. Os professores orientam a fala adequada do adulto nesse processo.

A oportunidade pode ser utilizada para o Dia do Trabalho e, na ocasião, é possível expor desenhos que as crianças fizeram relatando as suas impressões sobre a vida profissional dos responsáveis, estimulando a criatividade.

Palestras

Engana-se quem pensa que uma palestra só pode ser ministrada para adolescentes e adultos. É possível que as crianças da Educação Infantil também tenham essa experiência.

Apresentações lúdicas como a contatação de histórias ou um teatro repassam mensagens interessantes e adequadas à faixa etária. Não aceitar doces de estranhos, não manipular o fogão ou facas e objetos cortantes são algumas das temáticas que podem ser utilizadas.

Exposição de arte

Durante o ano letivo, diversas atividades envolvendo desenho, pintura, canto e a movimentação do corpo são realizadas e podem se tornar uma exposição e um espetáculo emocionante ao encerrar o ano. Estimular o desenvolvimento das formas de expressão e comunicação das crianças, valorizando o que sentem e pensam, colabora com os aspectos ligados ao cognitivo e à criatividade.

Qual o papel da escola como promotora desses eventos

O papel da escola, como promotora de eventos escolares, é ajudar na formação de cidadãos conscientes, comunicativos e conectados à cultura do Brasil e da região em que vivem. Essas comemorações permitem que os estudantes estejam envolvidos em atividades práticas, desenvolvendo seu lado criativo ao pintar, desenhar, enfeitar e se fantasiar.

Os eventos escolares trazem benefícios para todos os envolvidos. A escola gera fidelidade, os pais se emocionam e os alunos se aprendem enquanto se divertem!

Gostou do nosso texto? Compartilhe suas experiências conosco, deixe um comentário!

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Posts relacionados

Deixe um comentário