Pinturas na escola Pinturas na escola

10 Pintores para trabalhar na educação Infantil

4 minutos para ler

Qual a criança que não gosta de desenhar e pintar? Retratar sob a forma de cores, os seus sonhos, pensamentos e ideias é muito importante para que os alunos desenvolvam a sua criatividade, mas também  que aprendam novas habilidades e formas de expressão.

Na educação infantil, o desenho e a pintura são cada vez fundamentais de incluir na estratégia pedagógica da escola.

Para que possam tirar ideias para esses momentos, separamos uma lista com sugestões de pintores que possam ser trabalhados na sua sala de aula em conjunto com as crianças. Veja a lista!

Benefícios da pintura na educação infantil

A pintura é uma ferramenta ponderosa para entender como as crianças enxergam e interagem com o mundo. Além das vantagens comunicacionais, podemos identificar desenvolvimento na criança em outras áreas, como a criatividade, desenvolvimento psíquico e motor.

Não há nada melhor que a pintura e a leitura, para ficar imaginando sobre as estrelas, o oceano, mundos mágicos e coloridos, e retratá-los de forma criativa numa folha de papel, lousa ou quadro. São também ferramentas muito boas para identificar prematuramente potenciais problemas que possam ocorrer com a criança, como o bullying por exemplo.

Além de ser uma brincadeira, a pintura é uma forma de expressão, que ajuda a desenvolver a forma de comunicação da criança. Por vezes até a poder expressar através da pintura alguns sentimentos que não se sentem confortáveis em expressar por palavras.

Ao realizar o movimento de pinça, para segurar o pincel ao lapis, ajuda com certeza no  no desenvolvimento do movimento fino, fundamental para passar a ter um maior controle nos movimentos de precisão.

Pintores para trabalhar na educação infantil: As nossas sugestões:

Separamos 10 sugestões de pintores, para  em conjunto entre pais e filhos, ou professores e e alunos poderem ser estudados e trabalhados na educação infantil:

Piet Mondrian – Famoso por suas pinturas geométricas abstratas, com bastante uso de cores primárias em quadrados e triângulos

Paul Klee – Com um uso de cores mais amplo, e figuras geométricas mais complexas do que Mondrian, pode ser um artista interessante de acompanhar.

Frida Kahlo – Com o uso de cores, símbolos e imagens típicas mexicanas, as suas pinturas são bastante influenciados em autorretratos e temas como o sofrimento, a identidade e o corpo humano.

Claude Monet – Um dos mais importantes representantes do Impressionismo, as suas pinturas retratam jardins, flores e cenas ao ar livre, com um colorido cativante.

Candido Portinari – Um dos mais importantes pintores brasileiros retrata muitos temas sociais, populares e de trabalho, que pode inspirar no desenvolvimento de comunicação de questões do quotidiano.

Tarsila do Amaral – Artista modernista, que com o uso de cores vibrantes, rompeu com um estilo esteticamente mais conservador na época, marcando uma fase de virada na arte Brasileira.

Romero Britto – Famoso por sua arte Pop de estilo alegre e colorido, é um dos artistas Brasileiros mais prestigiados.

Maria Helena Vieira da Silva – Pintora portuguesa famosa pelo seu uso de cores, com linhas que formam figuras geométricas abstratas.

Gustav Klimt – Com o seu estilo extravagante, usa cores inovadoras de forma assimétrica, sendo um dos pintores  modernistas mais importante.

Salvador Dali – Se quiser desenvolver um trabalho mais criativo, mergulhar nas pinturas surrealistas de Dali vão chamar a atenção pela combinação de imagens bizarras e utópicas que irão aflorar a criatividade dos alunos.

Quer mais sugestões?

Esperamos que as nossas indicações de pintores para usar na educação infantil sejam úteis para ajudar a criar momentos memoráveis e cheios de Sorrisos. Se tiver alguma sugestão, pode enviar também no nosso email.

E boas pinturas!

Posts relacionados

Deixe um comentário