Sorriso de Criança Sorriso de Criança

A importância do sorriso nas crianças

3 minutos para ler

Quem não gosta de receber um sorriso?

Se for um sorriso de criança, melhor ainda.  O sorriso de uma criança é fascinante e é capaz de alimentar a alma de qualquer um com emoções positivas.

Sorrir é um gesto que transmite alegria e ajuda a criar relações. Seja de uma pessoa conhecida ou de alguém que acabamos de conhecer. Mas sabia também que sorrir é bom para a sua mente e corpo?

Então continue esta leitura para saber um pouco mais sobre o tema.

Benefícios de sorrir

Está mais do que estudado que os benefícios vão além da empatia: sorrir é bom para a mente e o corpo. Sorrir ou gargalhar produzem importantes endorfinas no corpo (cortisol, endorfina, serotonina e adrenalina) reduzindo até a sensação de dor. É uma das razões de sucesso do movimento Nariz Vermelho, que inclui a presença de palhaços em hospitais.

O Instituto Brasileiro de Controle do Câncer incita as pessoas a sorrirem para melhorarem não só a sua saúde, mas também a dos outros. Sorrir pode ser considerado como uma vacina contra todos os tipos de doenças, além de ajudar a melhorar o estado físico e mental.

De acordo com a psicóloga Fátima Niemeyer da Rocha, da SBP (Sociedade Brasileira de Psicologia), os músculos que são mais estimulados quando sorrimos são os abdominais, numa espécie de massagem em nosso sistema gastrointestinal, melhorando assim a digestão. 

Sorrir ajuda também a prevenir doenças, auxiliando o nosso organismo a desempenhar todas as suas funções quotidianas. Pesquisadores de todo o mundo, já descobriram que sorrir pode reduzir o risco de AVC, que diminui a sua pressão arterial, ajuda a limpar os seus pulmões e ainda pode ajudar a estabilizar os seus níveis de colesterol e diabetes.

A importância do sorriso nas crianças

O riso é uma das primeiras formas de linguagem para os bebês. “Risadas e sorrisos têm importância central no início da vida, conectando o bebê às pessoas mais próximas e queridas”, explica o psicólogo Caspar Addyman, professor do Departamento de Psicologia do Goldsmiths, vinculado à Universidade de Londres, na Inglaterra.

Não dá para discordar do ditado popular “rir é o melhor remédio”. Risos e sorrisos vêm sendo utilizados em centros de saúde como terapia complementar, por meio de recursos como sessões em grupo, livros, filmes e jogos. Esse tipo de abordagem busca melhorar o bem-estar dos pacientes e aliviar os sintomas físicos e mentais, podendo até contribuir para o processo de cura dependendo da doença. Mas de qualquer forma, com certeza ajuda a melhorar a qualidade de vida.

Os momentos de felicidade ficam ainda melhores com a fotografia, que permite não só registrá-los, mas os transformam em uma recordação muito especial. Seja com uma imagem da família reunida, da festa com os amigos, de uma viagem inesquecível ou da formatura escolar do(a) filho(a), outros sorrisos estão garantidos, inclusive para as próximas gerações.

Seja como for, parece impossível não sorrir de volta quando uma criança começa a dar risada. Cada momento desses é único. Então, aproveite-o da melhor forma possível para que você e ela guardem boas recordações sobre a infância!

Se você ainda não sorriu hoje, tem motivos de sobra para começar! 🙂

Posts relacionados

Deixe um comentário