QUANDO E POR QUE AS CRIANÇAS COMEÇAM A SORRIR? QUANDO E POR QUE AS CRIANÇAS COMEÇAM A SORRIR?

Quando e porquê as crianças começam a sorrir?

2 minutos para ler

O sorriso de uma criança é encantador – e capaz de contagiar qualquer um. Esse tipo de expressão surge muito cedo, já nos primeiros meses de vida, e, assim como o choro, serve como uma forma de o bebê se relacionar com as pessoas e o mundo ao seu redor.

“Risadas e sorrisos transcendem barreiras de idade, idioma e cultura, e os bebês sabem disso melhor do que ninguém. Eles não falam a nossa língua, não compartilham a nossa cultura e são pelo menos uma geração mais jovens do que nós. Mesmo assim, conseguimos compartilhar uma expressão alegre”, afirma Caspar Addyman, professor do Departamento de Psicologia do Goldsmiths, vinculado à Universidade de Londres, na Inglaterra, em um artigo sobre o tema.

Suas pesquisas apontam que o riso é uma forma de o bebê se comunicar antes mesmo de desenvolver a habilidade da linguagem. “Risadas e sorrisos têm importância central no início da vida, conectando o bebê às pessoas mais próximas e queridas”, explica o psicólogo. Tais expressões são ainda um modo de o bebê capturar nossa atenção para aprender coisas novas.

Em 2014, o professor aplicou uma pesquisa on-line que foi respondida por 1.300 pais de 69 países. Os resultados mostraram que os bebês riem das pessoas ou com elas, e não de objetos, e consideram o pai e a mãe igualmente engraçados. Além disso, a maioria das coisas torna-se mais divertida com a idade, e fazer cócegas mostrou-se a forma mais eficiente para provocar as risadas.

Os achados reforçam a tese de que o sorriso e a risada, em essência, são gestos sociais, utilizados mais para interagir com os outros e dividir sentimentos do que para simplesmente responder a algo engraçado, como uma piada ou surpresa. Isso começa na infância, mas continua até a vida adulta.

Seja como for, parece impossível não sorrir de volta quando uma criança começa a dar risada. Cada momento desses é único. Então, aproveite-o da melhor forma possível para que você e ela guardem boas recordações sobre a infância!

Posts relacionados

Deixe um comentário