Músicas para formatura infantil Músicas para formatura infantil

Músicas para formatura infantil: conheça as  13 melhores

4 minutos para ler

O encerramento do ciclo escolar das crianças é uma ocasião a ser pensada com carinho. Um dos componentes mais emocionantes do evento é a trilha sonora. Por isso, hoje vamos falar sobre músicas para formatura infantil.

A festa é voltada para o divertimento das crianças e proporciona uma linda recordação para os pais e demais familiares. Para que você consiga tornar esse momento mais agradável e eternizar sorrisos e emoções dos participantes, veja o artigo que preparamos a respeito das canções que podem ser utilizadas no grande dia!

Como as canções sensibilizam os presentes e fazem bem para as crianças

As canções, por si só, têm o dom de emocionar e aproximar pessoas. Uma letra ou melodia podem nos levar para o passado, despertando lembranças. Ou, ainda, potencializam o envolvimento em momentos presentes.

No caso das crianças, aquelas que vivem em contato com a música têm tendência a conviver melhor com outros indivíduos da mesma idade, além de facilitar a comunicação. Quando aprendem a tocar algum instrumento, conseguem lidar melhor com os momentos em que precisam ficar sozinhas sem que se sintam solitárias, carentes ou abandonadas. Além disso, aumentam o poder de concentração e as habilidades com as ciências exatas.

Nesse contexto, quando a escola ensaia com os alunos as músicas para formatura infantil, beneficia questões relacionadas à fala e interação, ao mesmo tempo em que traz encanto para a festa, emocionando as famílias que estarão presentes na ocasião.

Sugestões de músicas para formatura infantil

Separamos 13 sugestões de músicas para serem usadas em formaturas de Educação Infantil de acordo com os momentos mais importantes da cerimônia. Veja:

  • Música para entrada: Coloridos (Palavra Cantada), Sítio do Pica-Pau Amarelo (Gilberto Gil), Super Fantástico (Balão Mágico);
  • Entrega do diploma: O caderno (Chico Buarque), Vamos construir (Sandy e Junior), Fada Madrinha/É tão bom (Paquitas);
  • Homenagem aos pais: Um anjo do céu (Maskavo), Amigo, estou aqui (Zé da Viola);
  • Homenagem aos professores: Ao mestre com carinho (Eliana), Aquarela (Toquinho);
  • Encerramento e saída dos alunos: Uni duni tê (Trem da Alegria), O leãozinho (Palavra Cantada), Vambora, tá na hora (Palavra Cantada).

Cuidados com os direitos autorais

Toda vez que uma música é executada publicamente, deve ser pago uma taxa referente aos direitos autorais, junto a um órgão chamado Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). O pagamento dos direitos autorais é obrigatório, exceto em festas particulares (como o aniversário de um filho) ou para educação (como as aulas de música).

Em todos os outros casos, é necessário fazer o pagamento. No entanto, se a formatura infantil for realizada em alguma casa de festas, o estabelecimento deve fazer o pagamento. A escola, então, deve se preocupar com isso apenas se a festa for realizada no seu próprio espaço. Recomendados entrar em contato com o escritório do Ecad da sua região e verificar como isso funciona, para que as multas sejam evitadas.

Esperamos que as nossas sugestões de músicas para formatura infantil sejam úteis para que a organização do evento consiga realizar uma festa encantadora e emocionante para todos e, ainda, que o corpo pedagógico possa utilizar o momento como estímulo para as crianças.

Se você sentiu falta de alguma canção, tem alguma dúvida ou contribuição a respeito do tema, deixe o seu comentário!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Posts relacionados

Deixe um comentário