Saiba como estimular a criatividade infantil Saiba como estimular a criatividade infantil

Saiba como estimular a criatividade infantil

3 minutos para ler

Despertar a criatividade infantil é extremamente importante para o desenvolvimento de uma criança. Processos como pintura, desenho, escrita, pensamento, brincadeiras, sonhos, recordações e imaginação colaboram para que os pequenos possam desenvolver a capacidade analítica e a resolução de problemas.

Pequenas atitudes diárias podem estimular a criatividade do seu filho. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você o ajude a desenvolver essa habilidade. Acompanhe e saiba mais!

Aproxime a arte da criança

Se você acredita que os museus não são locais adequados para a criança, tire essa ideia da cabeça! Visitar esses espaços ou apresentar quadros dos mais variados artistas são ótimas maneiras de despertar a criatividade infantil.

O mesmo se aplica aos livros de artes destinado a crianças, e você pode aproveitar a ocasião para estimular também o hábito da leitura. Outra ideia interessante é montar um espaço dentro de casa para o seu filho poder pintar e desenhar à vontade.

Deixe a criança brincar

As brincadeiras estimulam a criatividade, mas cuidado para não limitar essa prática ao uso de aparelhos como televisão, celular e tablet. Muitas vezes, achamos que os vídeos são verdadeiros estimulantes. Porém, atividades básicas que permitam que a criança fuja da rotina produzem efeitos expressivos, até mesmo para as questões de alfabetização.

Participe desses momentos também, a fim de construir memórias agradáveis e eternizar sorrisos. Acampar na sala de casa ou no jardim, montar uma peça de teatro e dançar durante horas são algumas opções divertidas para atingir esse objetivo.

Dê acesso a outras culturas

Viaje com seu filho sempre que tiver oportunidade. Ao visitar novos ambientes, evidencie as diferenças em relação aos locais que a criança costuma frequentar, faça perguntas e apresente curiosidades desses lugares. Esse é um ótimo recurso para estabelecer um diálogo saudável, interessante e repleto de novidades entre vocês.

Se não for possível viajar, convide o pequeno a ter um novo olhar para os ambientes comuns do dia a dia. Considere, por exemplo, levá-lo ao quintal para observar as estrelas, mostrar bairros da cidade que ele não está habituado a visitar, fazer um passeio no início da manhã para contemplar as cores do céu, entre outras atitudes que promovam uma fuga na rotina.

Incentive os gostos do seu filho

Conhecer os filhos e se envolver nos gostos deles é um modo natural de estimular a criatividade infantil. Por exemplo, se a criança é fã de dinossauros, faça perguntas sobre o assunto, convide-a para assistir a um filme com essa temática ou para ver publicações que abordem esses animais pré-históricos.

Paralelo a isso, é importante não forçar a criança a realizar atividades que não despertem o interesse dela. Tome cuidado para não expor seu filho a situações e ambientes em que ele não se sente confortável, como uma aula de teatro.

Como você pôde perceber, estimular a criatividade infantil também funciona para estreitar os laços entre a família por meio de atividades agradáveis. Estas proporcionam momentos de alegria e, de quebra, ajudam no desenvolvimento da criança.

Nosso artigo foi útil para você? Então aproveite a visita e confira dicas de como incentivar a autoestima infantil!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Posts relacionados

Deixe um comentário