Desafios na gestão escolar Desafios na gestão escolar

Quais os principais desafios na gestão de uma escola?

5 minutos para ler

São vários os desafios que as escolas enfrentam ao longo do ano, seja de gestão, relacionamento com os pais e alunos. Para esclarecer as dúvidas mais frequentes convidamos para uma entrevista Tatiana Xavier, com vasta experiência em direção de escola, e fundadora do projeto @Help_escolas para uma entrevista.

O objetivo desse nosso diálogo é, através de informações, orientar novas direções de escolas a poderem ter apoio na tomada decisões.

Como surgiu o projeto @help_escolas?

A ideia surgiu durante a pandemia, quando as Escolas particulares da minha cidade se uniram para compartilhar ideias para enfrentarem juntas esse desafio, isso me mostrou como a troca de experiências podia ser positiva para as escolas em todos os sentidos. Com isso nasceu o projeto da @help_escolas, como forma de dar suporte e apoio aos gestores escolares.

Quais os principais desafios na gestão de uma escola nos dias de hoje?

Acredito que seja a velocidade da mudança, nos últimos anos estamos vivendo momentos de incertezas, onde recebemos uma nova informação a cada minuto, se o gestor não se organizar e planejar sua rotina acabará trabalhando somente para apagar incêndios. Então o momento é de planejar, plano A, B e C.

Como motivar e manter os melhores colaboradores e professores, principalmente com os desafios dos últimos 2 anos?

Precisamos ter empatia pela equipe, apoiá-los e ajudá-los dando todo suporte necessário, precisamos mostrar que estamos disponíveis para ouvir praticando a “Escuta ativa”, além de valorizarmos aquele colaborador que “veste a camisa” mostrando que o trabalho dele faz a diferença na sua Escola.

O mês de renovação das matrículas dos alunos é sempre uma época desafiante e de expetativa. O que as famílias mais buscam em uma escola e como melhorar a retenção dos alunos na escola?

Numa pesquisa realizada pela empresa de consultoria “Acerplan”, com famílias de mais de 100 escolas de todo o Brasil, constatou-se que o que os pais mais buscam numa escola é:

1º – Segurança

2º – Professores qualificados

3º – Qualidade pedagógica

4º – Tecnologia

5º – Desconto / Preço

E para melhorar a retenção de alunos sua Escola pode seguir 3 passos:

1º – Cuide da satisfação de pais e alunos

2º – Crie no aluno o sentimento de pertencimento

3º – Crie estratégias para os casos de inadimplência

Quais os caminhos para driblar a inadimplência?

  • Elabore um contrato de serviço detalhado e com cláusulas que tragam segurança jurídica à escola;
  • Atue como uma empresa, com um departamento financeiro bem estruturado;
  • Conheça a legislação pertinente ao universo escolar é fundamental para sua gestão;
  • Estabeleça um roteiro de cobrança:  Categorize os diferentes tipos de inadimplentes (recorrentes, sem histórico de atraso e os esquecidos);
  • Recorra à Justiça apenas como último recurso. Procure, primeiramente, esgotar as possibilidades de cobrança na esfera administrativa.

O uso das novas tecnologias é quase obrigatório hoje em dia no ambiente escolar. Mas quais os novos desafios que trazem, como os grupos de whatsapp?

Grupos de whatsapp geram conflitos em todas as esferas, principalmente nas escolas, o ideal é ter um canal de comunicação oficial do colégio, como uma agenda ou um aplicativo e só permitir que seus colaboradores conversem com os pais pelos canais oficiais. A escola pode incluir no seu “Manual de boas práticas” ou “Regimento interno” uma cláusula onde o professor ou funcionário não possa participar de grupos extraoficiais com os pais, como WhatsApp, conversas em rede sociais entre outras, até mesmo para assegurar que as informações dos alunos se mantenham seguras de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Na hora de decidir qual o melhor parceiro para a escola (como por exemplo em fotografia escolar), o que procuram validar na empresa ou fornecedor, para garantir que tomam uma boa decisão?

Sempre devemos buscar referências sobre a empresa, além de analisar a qualidade do trabalho que será ofertado aos pais, como exemplo trabalhamos há 10 anos com a Delta Photo, pois buscamos qualidade do serviço e quando o serviço é de qualidade a fidelização com o parceiro acontece naturalmente, quando o trabalho é bem feito a satisfação dos pais é garantida.

Por último, qual é a maior felicidade que uma diretora de escola pode ter?

Com certeza a maior felicidade é ter as famílias felizes e satisfeitas com o nosso trabalho e a equipe motivada! Pode parecer clichê mas todos os dias que entro na escola e vejo a equipe trabalhando e os alunos pelo pátio eu sinto uma satisfação inexplicável!

Posts relacionados

Deixe um comentário