por que os pais devem fazer uma recordação escolar dos filhos? por que os pais devem fazer uma recordação escolar dos filhos?

Afinal, por que os pais devem fazer uma recordação escolar dos filhos?

4 minutos para ler

Recordar é trazer à memória as lembranças de momentos notáveis que, direta ou indiretamente, ajudaram a moldar a nossa personalidade, criando uma visão positiva ou negativa de determinadas situações e até interferindo em nossas ações.

É inegável que a escola é uma das protagonistas no crescimento humano e social, e por isso é tão importante ter uma recordação escolar. Ela nos permite visitar o passado e trazer à tona fatos, por vezes eternizados em uma fotografia, que nos ajudam a enxergar a vida com positividade.

Neste artigo, queremos te convidar a vislumbrar as vantagens de ter uma recordação desta época tão importante na vida do ser humano. Boa leitura!

Boas lembranças ajudam a manter o equilíbrio mental

Ao longo da nossa história, vamos acumulando informações que marcam etapas importantes do nosso desenvolvimento psicoemocional e que vão delinear a forma como lidamos com o mundo à nossa volta. Afinal, a atitude de voltar ao passado é capaz de trazer sensações e sentimentos, bons ou ruins, que ditam a forma como responderemos às diversas circunstâncias às quais ficamos expostos.

Por isso, é muito importante reviver momentos felizes para lidar com a vida munido de confiança e otimismo, além de ajudar no combate ao estresse e à depressão. Pessoas satisfeitas são aquelas que recordam com frequência os instantes de alegria que viveram.

São músicas, perfumes, lugares e imagens que despertam memórias responsáveis por elevar o nosso estado de espírito, criando o ânimo necessário para encarar a realidade. Nesse aspecto, a fotografia tem um papel fundamental, porque ela é capaz de eternizar um episódio para sempre guardado no passado e que, talvez, sem um retrato, poderia ficar perdido na memória.

Fotografias escolares aumentam a confiabilidade da instituição

Ter uma imagem fotográfica dos tempos estudantis também serve para afirmar a presença da escola na vida do indivíduo. Ao olhar para trás, ele vai se lembrar dos professores com que estudou, das amizades que conquistou e das histórias que ali viveu.

Isso cria uma identidade para a instituição, tornando-a uma referência na comunidade, além de reforçar os laços que se desenvolvem no ambiente acadêmico. Ocasionalmente, gerações de famílias passam pelo mesmo colégio, e as fotografias registram esses momentos. Em uma reunião familiar, eles são capazes de arrancar risadas e revelar anedotas até então esquecidas.

Recordações escolares servem de base para acompanhar o crescimento dos filhos

Com imagens também é possível acompanhar o desenvolvimento do aluno e das turmas pelas quais passou. As câmeras fotográficas capturam essas etapas, permitindo que os pais tenham maior visualização da evolução dos seus filhos, guardando a essência dessa fase — que, para muitos, é inesquecível.

Dessa forma, a prática de criar álbuns é altamente recomendável para evocar aqueles preciosos momentos que não retornam, mas que pertencem à nossa história e podem até servir de bússola para o futuro.

Uma foto pode ser um grande tesouro

Um trecho do livro “O sal da vida”, de Françoise Héritier, descreve bem o porquê de se guardar uma recordação:

“Trata-se, pura e simplesmente, da maneira de fazer de cada episódio da sua vida um tesouro de beleza e graça, que aumenta sem parar, sozinho, e que nos renova a cada dia.”

Por isso é tão importante guardar uma recordação escolar, porque essa é uma forma de fixar na alma elementos que enriquecem o nosso ser e contribuem de forma positiva para o nosso desenvolvimento.

Se gostou, não deixe de entrar em contato com a DeltaPhoto para ajudar pais e alunos a guardarem na lembrança esses preciosos momentos de fase escolar.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Posts relacionados

Deixe um comentário