participação da família na escola participação da família na escola

Qual a Importância da participação da família na rotina escolar?

4 minutos para ler

Para a formação pessoal da criança, a presença da família na escola é um grande diferencial do ponto de vista pedagógico. Por ser um fator essencial no desempenho de qualquer estudante, é obrigação dos responsáveis manter sempre uma reflexão sobre a forma como essa presença tem se dado.

A aprendizagem é uma mudança no desempenho ou comportamento em resultado da experiência. Nesse sentido, a participação dos pais na escola é muito importante para o processo de aprendizagem dos filhos.

Participar implica visitar a escola, envolver-se com os eventos, lições e incentivar o progresso educacional em casa. A participação da família no dia a dia escolar contribui de forma positive para o desenvolvimento de suas habilidades sociais, autocontrole e comportamento cooperativo.

Continue a leitura e entenda mais sobre a importância da participação dos pais na escola!

Por que é tão importante a participação da família na escola?

As crianças são em muitos aspectos um reflexo (ou ao menos usam a experiência) dos pais como modelo para criar suas próprias experiências. A forma como pais que nunca sequer leram um livro na vida ou diante dos filhos esperam que seus filhos despertem interesse por essa atividade?

Se não há ninguém que se preocupe com o hábito da leitura, dificilmente os pequenos o desenvolverão. O mesmo vale para os estudos, pintura e esportes como um todo. A escola não pode ser o único local de desenvolvimento de hábitos e potencial das crianças.

Por outro lado, a sala de aula é um repertório de personalidades diferentes, mas lidar com essas individualidades são o grande desafio dos profissionais da educação. É nesse contexto que podem surgir contato com crianças tímidas, casos de bullying, ou valores da escola que não estejam alinhados com a família. Uma participação próxima da familia com a escola, ajuda a identificar preconcemente estas potenciais dificuldades.

Importância de um trabalho próximo com a família

Uma relação próxima entre a escola e os pais na formação dos alunos é um dos principais fatores para a melhoria na aprendizagem. A escola deve promover espaço para a participação ativa da família, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento da criança.

Ao percebem que os pais se interessam pelos seus estudos, as crianças passam a se sentir valorizadas e se desenvolvem de forma segura e com boa autoestima. Essa atitude é fundamental para o processo de aprendizagem.

Como os responsáveis podem participar?

Reuniões periódicas

Participe de todas as reuniões entre pais e professores — elas ocorrem com pouca frequência e são marcadas com antecedência justamente para garantir a participação. Além de passar informações importantes sobre o projeto pedagógico e o desenvolvimento dos alunos, as reuniões podem ter uma agenda fixa. Assim, a família tem um espaço para fazer críticas e sugestões, e onde obtêm informações ou tecem elogios.

Eventos com participação da família

Realizar exposições, quadrilhas juninas, feiras do conhecimento, programas de Páscoa ou final de ano são alguns dos eventos capazes de trazer os pais para a escola.

Assim, eles podem ter um maior contato com o quotidiano da escola, como conhecer os professores, o ambiente escolar, os outros pais e alunos e entender aspectos importantes da rotina dos filhos. Além disso, as crianças ficam mais empolgadas e realizam trabalhos melhores quando eles são compartilhados com os pais.

Influência da participação dos pais na escola

Participar da vida escolar dos filhos não significa apenas fiscalizar e cobrar. Acompanhar significa motivar, estimular, ensinar, valorizar, discutir, prestigiar e conversar.

As ações que aproximam a familia com a escola têm reflexo no aluno. Algumas melhorias perceptíveis são:

  • maior rendimento escolar;
  • melhor disposição para as aulas;
  • facilidade no aprendizado;
  • suporte mútuo para o aluno.

Quanto maior a participação dos pais na escola, mais as crianças aprendem e adquirirem competências. Quando a família está presente e acompanha o desenvolvimento educacional dos filhos dia após dia, as chances de problemas comportamentais diminuem, e suas habilidades sociais aumentam.

Gostou deste conteúdo? Então, siga nossos perfis nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram!

Posts relacionados

Deixe um comentário