Afinal, quais são os valores na escola que os pais mais esperam? Afinal, quais são os valores na escola que os pais mais esperam?

Afinal, quais são os valores na escola que os pais mais esperam?

4 minutos para ler

O papel das instituições de ensino vai além da transmissão de conhecimentos teóricos: também cabe a elas ajudarem no desenvolvimento e na formação pessoal dos alunos. Por isso, é importante que os valores na escola estejam alinhados aos das famílias das crianças e dos adolescentes que a frequentam.

O ideal é que o ambiente escolar transmita aos pais que eles podem esperar apenas coisas boas na educação de seus filhos. Afinal, a escola deve ser parceira e unir forças para educar com qualidade. Isso dá ao jovem, ao longo de seu desenvolvimento, uma base sólida de princípios que ele levará para toda a vida.

Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar quais são os valores na escola dos filhos que os pais valorizam. Boa leitura!

Respeito ao aluno

É interessante que os responsáveis pelos alunos conheçam a filosofia que guia a instituição, assim como a finalidade do trabalho dos educadores e funcionários. Os principais resultados e objetivos que os pais desejam ver dos filhos também devem ser alinhados.

Para isso, é fundamental que a escola ofereça mais que um ensino de qualidade. O respeito à diversidade, a inclusão e a valorização da vida são alguns princípios necessários.

Segurança do aluno

As famílias também esperam que a gestão escolar se preocupe com a segurança e o bem-estar das crianças enquanto elas estão na escola. Afinal, elas passam boa parte dos seus dias naquele ambiente e precisam estar protegidas e amparadas.

Por isso, a instituição precisa oferecer recursos que garantam esses dois princípios para os estudantes. Ela pode tomar algumas medidas para ter bons resultados nesse sentido. Por exemplo, manter os portões trancados, instalar câmeras de segurança e implantar um sistema de identificação dos alunos por meio de carteirinhas.

Feedbacks sinceros

A escola também precisa manter os pais bem informados sobre o que acontece com seus filhos na escola. Uma dificuldade de sociabilidade ou de aprendizado, por exemplo, não pode ser escondida. Mudanças de comportamento ou manifestação de atitudes fora da rotina também devem ser relatadas.

Para isso, é válido realizar reuniões em grupo ou individuais, de acordo com a necessidade. Outra opção é adotar um sistema de agendas, que ajuda a informar todo o calendário acadêmico, com datas de eventos, provas e entrega de trabalhos, além de notificar os pais quando algo atípico acontecer.

Qualificação do corpo docente

Os professores têm contato direto com os estudantes todos os dias na sala de aula. Por esse motivo, os pais valorizam muito a formação desses profissionais, tanto teórica como de competências comportamentais.

Investir em qualificação e formação continuada é fundamental para ter um corpo docente capacitado na instituição de ensino. Além disso, é importante que os educadores estejam alinhados aos objetivos e valores que a escola segue para, assim, caminharem na mesma direção.

Os valores na escola devem ser evidenciados desde o primeiro contato, com o máximo de transparência possível. Uma forma de demonstrá-los é por meio de atividades que beneficiam e envolvem toda a comunidade e ainda chamam a atenção de maneira favorável. Outra boa ideia é usar o marketing escolar com essa intenção.

Achou as informações relevantes? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais para levar conhecimento aos seus amigos e colegas de profissão!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Posts relacionados

Deixe um comentário