Entenda agora a real importância das datas comemorativas escolares Entenda agora a real importância das datas comemorativas escolares

Entenda agora a real importância das datas comemorativas escolares

4 minutos para ler

O projeto político pedagógico é um documento obrigatório de toda instituição de ensino, e a sua proposta deve ter como objetivo a formação de cidadãos críticos, participativos e integrados ao contexto social em que vivem. Nesse sentindo, as datas comemorativas escolares são um poderoso instrumento para que essa missão seja significativa.

Além disso, como toda atividade diferenciada, a prática aproxima a escola dos seus alunos e família. Sendo assim, o calendário de eventos cumpre múltiplas funções benéficas para a imagem da instituição, formação das crianças e adolescentes, bem como o relacionamento com a família.

Para entender um pouco melhor essas questões, conheça três motivos pelos quais a entidade deve trabalhar essas datas e como fazer isso. Acompanhe e saiba mais!

Celebrar a cultura

As datas comemorativas escolares são uma ótima oportunidade para celebrar a cultura e resgatar valores esquecidos. O intuito deve ser o respeito à diversidade, traço marcante do Brasil.

Para isso, a instituição deve fazer um trabalho planejado, consciente e relacionado aos processos de aprendizagem. É preciso estimular o aluno a conhecer mais o país onde vive e também promover o autoconhecimento. Ou seja, a ação deve ir além da pintura nos rostos e festas temáticas.

Fortalecer as relações

Para promover uma relação mais estreita entre a família e a escola, algumas instituições já apostam no Dia da Família, que trata basicamente de uma nova visão do Dia dos Pais e do Dia das Mães.

A ideia de carinho entre pais e filhos permanece, mas pretende-se ir além de apenas oferecer presentes e lembrancinhas. Torna-se então um momento perfeito para aproximar os laços e envolver não apenas os genitores, mas todos aqueles que participam da formação da criança de maneira responsável e afetiva.

Desenvolver o pensamento crítico

No geral, as datas comemorativas se associam a temas religiosos ou à história do nosso país. É preciso que as escolas tenham cuidado com essas comemorações, pois adotar o modo tradicional geralmente desconsidera a diversidade religiosa dos alunos.

Compreender que é necessário respeitar essas diferenças é fundamental para que as festividades contemplem a todos e não ofendam ninguém. Nesse sentido, desenvolver o pensamento crítico deve ser a palavra de ordem na hora de estabelecer esse cronograma anual.

Carnaval e Festa Junina são exemplos de acontecimentos que podem ser transformados em uma festa que celebre diferentes ritmos musicais e danças. Já a Páscoa pode ser aproveitada para trabalhar valores éticos e morais, trabalhando questões ligadas à solidariedade. A atividade em questão pode ser uma ação solidária que entregue cestas básicas a uma comunidade de pessoas necessitadas.

Não podemos esquecer que o papel da escola também é compreender as transformações da sociedade, proporcionando a reflexão por meio da prática. A sugestão não é abandonar as tradições, mas ressignificá-las.

Ao compor o calendário das datas comemorativas escolares, o ideal é que a equipe pedagógica discuta de que forma essas ocasiões podem se tornar uma situação em que a aprendizagem aconteça, respeitando valores culturais, religiosos e éticos dos alunos e seus familiares. Sem esquecer, é claro, dos princípios da instituição.

Já que o assunto é família, que tal se aprofundar um pouco mais nessas questões? Leia nosso artigo sobre a família, a escola e a criação de lembranças para os pequenos. Até mais!

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Posts relacionados

Deixe um comentário