Brincadeiras na escola Brincadeiras na escola

6 Brincadeiras infantis para fazer na escola

6 minutos para ler

Brincar é reconhecido como uma maneira de estimular a criatividade nos menores. Na escola, além de algo mágico, poderá ser feita também de forma pedagógica e construtiva. Porém sempre faltam ideias na hora de escolher qual a brincadeira infantil a fazer nesse dia de forma a arrancar também muitos sorrisos nas crianças.

Escrevemos este post para ajudar com algumas dicas. Leia abaixo.

A importância de escolher bem a brincadeira

Ao realizar o planejamento anual, semestral ou mensal, é importante já deixar espaço para o tempo de brincadeiras dos menores. Aqui, poderá desde logo deixar uma lista de brincadeiras a realizar ao longo do ano. Assim, sempre que tiver um tempo livre, ou for hora da brincadeira, fica fácil consultar a lista e simplesmente escolher a brincadeira mais adequada ao momento (em dias de chuva principalmente onde a escolha é mais limitada).

Professoras e coordenadoras pedagógicas possuem um papel fundamental na nossa sociedade. Na hora de escolher, sempre surgem as tradicionais brincadeiras (pega-pega, bobinho, estátua, esconde-esconde, pular a corda ou amarelinha), mas pode faltar alguma inspiração para algo diferente.

Brincadeiras pedagógicas, poderão ser também ferramentas poderosas para resolver alguma questão que possa estar dificultando o dia-a-dia da sua escola. Bullying, Ansiedade ou Brigas, infelizmente são temas cada vez mais recorrentes nas escolas, e merecem atenção especial na hora de decidir esse momento da brincadeira.

6 ideias para brincadeiras

Deixamos aqui algumas sugestões para ajudar professoras e coordenadoras na hora de decidir qual brincadeira realizar na escola:

1. Equilíbrio na corda

Jogos de equilíbrio com corda (ou linhas desenhadas no chão) podem ser utilizados em muitas atividades e brincadeiras onde é possível trabalhar a coordenação motora. Permite também melhorar a consciência corporal, lateralidade, equilíbrio e fortificação muscular. Desenhe um caminho no chão com a corda (no mínimo uns 3 a 5 metros) e sugira que os alunos caminhem por cima dela (podem abrir os braços para ajudar na estabilidade).

2. Caixa sensorial

A caixa sensorial é uma brincadeira ideal para crianças pequenas (3 a 6 anos). Crie uma caixa (caixa de papelão ou de sapatos por exemplo) com diversos elementos que explore diferentes sensações táteis (esponjas, lápis, algodão, fruta, slimes, etc..). O fundamental aqui é ter elementos diferentes, que proporcione aos alunos descobrirem quais objetos estão tocando. Crie uma abertura na caixa, de forma que as crianças coloquem a mão, sem verem o que estão tocando. Essa é uma forma de explorar o sentido do tato e a imaginação.

3. Corrida do lenço

Nessa brincadeira, as crianças ficam sentadas em roda e de olhos fechados. Enquanto isso, uma criança (corredor) fica do lado de fora, caminhando atrás da roda com um lenço nas mãos.

Todo o mundo da roda fica cantando uma canção, até que o líder da brincadeira (professora ou o corredor) pare de cantar. Nessa hora, o lenço é deixado cair atrás de um dos alunos que está na roda. Todos olham para trás para ver se o lenço está lá. Se estiver, a criança se levanta e sai correndo atrás do corredor.

O lugar que ficou vazio é preenchido pelo “corredor” e a criança escolhida passa a ser a próxima a cantar a música. Assim, a brincadeira recomeça.

Corrida do lenço é uma mistura de brincadeira de roda com “pega-pega”, onde também é aperfeiçoada a coordenação, equilíbrio, rapidez e atenção. É ainda uma atividade que exige a confiança dos participantes.

4. Quente ou frio

A brincadeira “quente ou frio” pode ser feita em ambientes internos e externos da escola. Essa atividade poderá ser realizada em 2 grupos diferentes, ou somente com uma criança procurando o objeto. O objeto é escondido, sem que os alunos que têm que procurar vejam onde está. Após começarem a procurar tal objeto, vão recebendo dicas dos colegas através das palavras “quente” ou “frio”.

Quente é usado quanto mais perto se está de encontrar o objeto, e frio é usado quando se começa a ficar mais longe do objeto (podem utilizar variações também como “gelado”, “esquentando”, “esfriando”).

A estratégia e a lógica são aqui elementos fundamentais para o sucesso da brincadeira. Além disso, o espírito de equipe também é aprimorado, pois as crianças precisam decidir juntas onde esconder o objeto e como orientar os colegas.

5. Circuito de obstáculos

O circuito de obstáculos é uma brincadeira que pode ser feita como uma espécie de competição. A professora que está liderando a brincadeira poderá cronometrar o tempo que as crianças levam para terminar o trajeto.

A ideia é que seja criada uma pista com diferentes obstáculos para as crianças passarem. Os materiais podem variar também (pneus, travesseiros, cordas, cabos de vassoura, fita crepe para definir onde não pode pisar).

Nessa brincadeira é trabalhada a lateralidade, coordenação motora, equilíbrio, agilidade,  consciência corporal, misturada com atividade física.

6. Espelho
Nessa brincadeira, as crianças forma duplas, frente a frente. Uma delas é espelho da outra. Aqui tem que imitar os movimentos do outro aluno sem rir. O que está à frente do espelho pode fazer careta. Na repetição da brincadeira, os papéis se invertem. Perde a criança que rir mais vezes.

Essa brincadeira cheia de boa disposição irá criar momentos de várias gargalhadas.

Uma boa brincadeira, poderá ser motivo também para eternizar para o futuro aquele momento cheio de sorrisos e alegria. Seja por fotografia (ou vídeo), não deixe de registrar os melhores momentos dos seus alunos na sua escola. Daqui a alguns anos será muito gostoso relembrar esse tempo.

Gostou desse post? Então continue acompanhando nosso blog, para estar sempre por dentro das nossas dicas e novidades, ou visite o site da Delta Photo.

Posts relacionados

Deixe um comentário