Periodo de adaptação às aulas Periodo de adaptação às aulas

O primeiro dia de aulas: 8 dicas para sobreviver  período de adaptação

4 minutos para ler

O começo das aulas é um momento de muitas expectativas para as mães, pais e crianças. Na Educação Infantil, o período da adaptação pode gerar ansiedade e insegurança em algumas crianças por ser um  momento novo da vida. O período da adaptação deve ser vivenciado de forma leve e espontânea, porém com muito cuidado e atenção, pois cada criança possui um ritmo e necessidades diferentes.

Mas o que fazer? E como nos preparamos para esse dia?

Esperamos que o artigo abaixo ajude.

Ambiente Escolar

O período de adaptação na educação infantil é o período em que a criança se ajusta ao novo ambiente escolar e se familiariza com as rotinas e atividades do dia a dia. É um processo importante para que a criança se sinta segura e confortável na escola, o que pode favorecer o seu desenvolvimento e aprendizagem.

Esse período pode ser um pouco difícil para a criança e para os pais, pois pode haver separação e a criança pode sentir um pouco de medo ou ansiedade. Por isso, é importante que os pais e os professores trabalhem juntos para fazer com que a criança se sinta segura e acolhida na escola.

8 Dicas para ajudar na adaptação do seu filho

Algumas dicas para ajudar a criança a se adaptar à escola são:

  1. Faça uma visita à escola antes do início do ano letivo para que a criança possa conhecer o ambiente e os professores.
  2. Explique à criança o que acontecerá no dia da adaptação, como a rotina da escola e as atividades que ela fará.
  3. Cuidado para não criar expectativas demais ou antecipar comportamentos negativos. Evite dizer: “não chore no primeiro dia”, “não vá ficar com medo da professora”;
  4. Deixe a criança falar sobre o que está sentindo e ouça-a com atenção.
  5. Quando possível, deixe a criança levar algo de casa para o primeiro dia de aula, como um brinquedo ou uma foto da família, para que ela se sinta mais segura.
  6. Nos primeiros dias, é fundamental que alguém acompanhe a transição e esteja perto da criança na escola (pai, mãe, avó, babá);
  7. Mantenha contato com os professores para saber como está o processo de adaptação da criança.
  8. Evite ao máximo que a criança falte nessa fase. Um grande número de faltas prejudica o estabelecimento do vínculo da criança com a escola. A criança precisa ter rotina e constância de lugares e pessoas no seu dia a dia, para que consiga se organizar internamente e sentir-se segura;

Quanto tempo dura o período de adaptação?

A “angústia de separação” é um processo natural, que inevitavelmente acontece. O Período de Adaptação deve ser realizado de forma gradual. Inicialmente, as crianças passam um tempo curto na escola, que aumenta progressivamente, dependendo da faixa etária e, claro, das peculiaridades de cada aluno.

Os períodos de adaptação podem variar de acordo com a faixa etária. Para as crianças do Infantil por exemplo, este período tem a duração média de 5 a 7 dias.

Mais importante do que isso, é essencial valorizar e observar as individualidades de cada aluno e cada família. Também, é necessário observar se esse tempo, estipulado previamente, é o suficiente para criar vínculos com a escola; e se as crianças já sentem segurança para encarar essa nova rotina sem a companhia de um adulto de referência. Desta forma, o período pode se adequar, de maneira a respeitar o tempo de cada criança.

Recorde esse período de forma mágica. É preciso dar a devida importância e registrar aqueles que são mais significativos e trazem e trarão boas memórias no futuro.

Posts relacionados

Deixe um comentário