Fotografar com drone Fotografar com drone

Drone: Fotografando o mundo com uma nova visão

4 minutos para ler

Quando se pensava em fotografia, a imagem que relembramos é alguém segurando uma câmera ou celular e a tirar fotos. Neste modelo, há a limitação física de tirar fotos em locais onde se possa alcançar ou no nosso raio de visão.

Esse sempre foi o modelo padrão, até há uns anos. Recentemente com a comercialização dos primeiros drones, entramos num mundo novo, onde surgem imagens de cima do oceano, onde vemos baleias e golfinhos nadando, ou até mesmo do telhado da nossa casa, quadra de futebol.

Mas como fotografar com Drone? São caros? Conheça no artigo.

As origens do Drone e suas aplicações na fotografia

Iniciando o seu uso como equipamento de uso militar, com o passar dos anos  começaram a chegar ao mercado de massa, permitindo a sua comercialização generalizada.

A massificação do drone possibilitou a integração da câmera fotográfica, levando-a para o alto. Ao invés de ela permanecer no chão nas mãos do fotógrafo, pela primeira vez foi possível fotografias aéreas sem a necessidade de fretar helicópteros ou aviões

Muitos equipamentos voam acima dos 150 metros do chão com um controle remoto que permite dirigir o aparelho e tirar as fotografias.

​Além  aumentar o campo de visão, o drone oferece um enquadramento único, podendo se aproximar da cena ou acompanhá-la por meio de sua movimentação. Isso permite encontrar detalhes que seriam inacessíveis a partir do solo, e causar surpresa a quem já conhece aquele local e nunca o tinha visto dessa forma.

Dica: Incline o Drone para baixo

Alguns locais podem se mostrar pouco atrativos com uma foto tirada do chão. Experimente subir com o drone e inclinar a câmera totalmente para baixo. O novo ângulo revelará um novo enquadramento onde o drone consegue captar uma fotografia aérea que se assemelha a um quadro.

Essa dica é válida para diversos contextos, que o fotografo podem parecer desinteressantes num primeiro momento.  A vista oblíqua poderá revelar belezas surpreendentes.

Outras utilidades para o drone

Os drones não são só um recurso para aumentar os recursos do fotógrafo ou do vídeo. Versátil, a fotografia aérea também é muito útil em segmentos como a arqueologia, a geografia e a agronomia, auxiliando esses profissionais a conhecer melhor o mundo ao seu redor (e sem a necessidade de sobrevoar as áreas com um helicóptero).

O preço de um drone para fotografia varia de acordo com características como a lente que ele carrega – o que influencia diretamente a qualidade das fotos – e a autonomia de voo. Alguns são criados especificamente para uso com a popular câmera GoPro, mas os mais caros, voltados ao uso profissional, podem custar centenas de milhares de dólares.

A fotografia aérea com drones tornou-se tão popular que já existem premiações para os melhores trabalhos, sejam feitos por profissionais ou amadores.

Fotografar com drones, utilizando um bom programa de edição, poderá ser uma boa porta de entrada ou nicho para fotógrafos que estejam pensando em incrementar os seus ganhos. A sua utilização para fins comerciais, casamentos, propagandas instuticionais esta em alta e com muita demanda.

Para os fotógrafos amadores, o drone é também um equipamento bem legal para explorar a sua criatividade, e ter imagens capturadas sob uma nova perspectiva. Aproveite.

Posts relacionados

Deixe um comentário