5 melhores programas para editar fotos como um profissional 5 melhores programas para editar fotos como um profissional

5 melhores programas para editar fotos como um profissional

4 minutos para ler

Os programas para editar fotos são instrumentos essenciais para os fotógrafos, pois permitem que estes corrijam imperfeições, estilizem as imagens e aumentem a qualidade das fotografias. Por isso, nada melhor do que escolher um bom software e de fácil manuseio para alcançar os melhores resultados.

No post de hoje, você vai conhecer os cinco melhores softwares disponíveis para tornar seu trabalho mais profissional e rentável. Confira!

1. Adobe Photoshop

O Adobe Photoshop é, sem dúvida, o programa para editar fotos mais famoso do mercado. Tanto que muitas pessoas por aí utilizam a expressão “photoshopar” como verbo ou, quando duvidam da qualidade de uma imagem, insinuam que a ferramenta foi usada.

O Photoshop é um software pago, utilizado para aprimorar as fotos. São incontáveis recursos para que as imagens fiquem ao gosto do cliente. Podemos citar como exemplos:

  • aplicar efeitos e recortes;
  • corrigir imperfeições;
  • melhorar as formas;
  • criar sensação de profundidade;
  • tornar as cores mais vivas.

2. VSCO

Na realidade, o VSCO é um aplicativo. Ele está disponível para smartphones que operam em sistemas Android ou iOS e é muito utilizado por aqueles que desejam ajustes mais avançados que os disponíveis no Instagram.

Por meio de edição manual, é possível ajustar sombras, realçar cores, melhorar a nitidez e alterar contraste. O app pode ser baixado gratuitamente, mas algumas funcionalidades exigem que o usuário faça compras dentro do programa.

3. Adobe Photoshop Lightroom

O Adobe Photoshop Lightroom é um programa para editar fotos voltado a pessoas que buscam alternativas simples e versáteis. Ele não disponibiliza recursos avançados como o Photoshop, mas cumpre bem o papel de aprimorar a qualidade das imagens por meio do seu uso intuitivo.

Alguns pontos positivos do programa são as ferramentas de ajustes rápidos, as configurações predefinidas e a possibilidade de editar as imagens pelo navegador, sem a necessidade de instalar um software. No entanto, o serviço é pago.

4. PhotoScape

O PhotoScape é uma opção gratuita que cai como uma luva para quem deseja aprimorar a qualidade das imagens de maneira sofisticada, deixando as fotos com um ar profissional.

Seu uso é bastante democrático, com ferramentas que atendem desde os mais leigos até àqueles que têm mais conhecimento em informática e fotografia. Inclusive, é recomendado para quem está iniciando a trajetória como fotógrafo e editor de imagens.

5. Pixlr

Mais um programa democrático e gratuito da nossa lista, o Pixlr tem funcionalidades semelhantes às dos outros aplicativos: corrigir imperfeições, dar mais profundidade às paisagens e equilibrar contraste, cor, brilho e nitidez das fotos. É possível acessá-lo por meio do navegador ou do smartphone (Android ou iOS).

Um dos diferenciais desse programa é permitir que o editor dê um toque profissional às fotos sem muito esforço, já que há combinações de filtros, sobreposições e efeitos a perder de vista. São mais de 2 milhões, só para você ter uma noção.

Além disso, como os ajustes podem ser feitos manualmente, dá para personalizar as imagens de acordo com o estilo do fotógrafo/editor ou o objetivo almejado com a foto.

Essas são as opções de programas para editar fotos disponíveis para computador e smartphone. Faça o download, experimente cada um e escolha aquele mais adequado ao seu perfil e às suas necessidades.

Quer mais dicas sobre fotografia? Siga a gente no Facebook e no Instagram e fique de olho em nossas atualizações.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Posts relacionados

Deixe um comentário