Carteirinhas Escolares Carteirinhas Escolares

Por que oferecer carteirinha escolar no seu Colégio?

5 minutos para ler

A carteirinha dos alunos é um documento fundamental para todos os alunos (de qualquer idade) mas também traz vários benefícios para as escolas. Funciona não só como uma ferramenta para manter um controle seguro sobre o fluxo de alunos que frequentam as aulas e atividades extracurriculares, mas também poder ajudar a identificar mochilas dos mais pequenos, além de todas as vantagens de descontos para os alunos.

Fizemos este texto para ajudar os Colégios a descobrirem as razões porque devem entregar a carteirinha escolar aos alunos. Leia o artigo e descubra todas as vantagens.

Quais os benefícios para a escola?

A carteirinha estudantil traz alguns benefícios para o seu colégio. Quer entender os motivos:

  • Melhora o controle de entrada e saída dos alunos: As catracas que fazem o controle automático de entrada e saída já são muito utilizadas, desde a educação infantil até as instituições de ensino superior. Caso utilize um modelo de carteirinha com chip, poderá fazer a integração com as carteirinhas escolares;
  • Identificar os alunos: Uma das funções básicas da carteirinha é identificar os alunos, para que em qualquer ocorrência, qualquer funcionário consiga identificar rapidamente  o aluno e turma;
  • Identificar funcionários: Os crachás de funcionários (que normalmente são entregues junto das carteirinhas escolares) permitem que todos se apresentem devidamente identificados, garantido maior segurança e comunicação com os pais e alunos.
  • Usar em Passeios Escolares:  As atividades pedagógicas realizadas fora do ambiente escolar, como as excursões, exigem um controle ainda maior sobre a presença dos alunos. E é possível fazê-lo de várias formas por meio da carteirinha. Aqui, cada instituição pode usar a logística mais adequada à sua realidade e à faixa etária dos alunos.
  • Sentimento de presença e Divulgação: Qualquer aluno, ao receber uma carteirinha escolar irá com certeza mostrar a amigos e familiares o resultado. Esse sentimento de identificação, irá aumentar o efeito de presença da escola junto da comunidade escolar. Um mãe satisfeita em receber um identificador do filho, com certeza irá promover e ajudar na divulgação do próprio colégio;
  • Identificador de Mochila: Muitos berçários e creches, aproveitam receber a carteirinha (ou Tag) dos alunos, para poder identificar corretamente a mochila dos mais pequenos. Facilita e muito, na hora da saída dos mais pequenos.
  • Entrega de um benefício aos alunos: A carteirinha escolar é um benefício legal que os alunos têm direito, para poder facilitar na hora de ter descontos. A entrega deste elemento aos alunos, ajudará bastante na vida e dia-a-dia dos alunos.

Em 2016, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), vinculado à Casa Civil da Presidência da República, publicou uma portaria estabelecendo os critérios para a padronização da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) em todo o Brasil.
Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) já havia decidido pela descentralização do processo, e as próprias instituições de ensino confirmaram que podem emitir a carteirinha.
 
De acordo com as normas, esse modelo unificado deve conter, obrigatoriamente, dados dos alunos e do colégio padronizados, com um prazo de validade.  Outra novidade da padronização foi o uso do QR Code, uma tecnologia que eleva o nível de segurança e atesta a validade da carteirinha.

Fotografia merece atenção especial


​​A fotografia de rosto impressa e integrada ao cartão é o único elemento obrigatório de segurança gráfica. Assim como o certificado de atributo, ela possibilita identificar o(a) portador(a) titular e ajuda a combater fraudes na concessão do benefício.
 
Assim, é fundamental que as escolas contratem um parceiro especializado e que sigas as normas definidas pelo ITI. Um serviço profissional utiliza equipamentos de ponta e potencializa a qualidade do resultado por meio de técnicas que envolvem aspectos como a iluminação, a preparação do fundo e a escolha do melhor ângulo. Conhecer os trabalhos que a empresa já fez é bastante útil para avaliar se estão alinhados com a expectativa que se tem, e isso aumenta a chance de o projeto ser bem-sucedido.
 
Além disso, por já ter experiência na área, uma empresa de fotografia escolar pode atuar com grande assertividade, o que traz rapidez na entrega do trabalho e evita a necessidade de refazer alguma coisa.

Adotar a carteirinha estudantil é uma excelente solução para manter um controle sobre os alunos, ter relatórios organizados e deixar os pais mais tranquilos em relação à segurança. Ao contratar o fornecedor certo, é possível oferecer outros serviços que vão encantar as famílias!

Não perca mais tempo: conheça agora os serviços da DeltaPhoto!

Posts relacionados

Deixe um comentário