As dúvidas mais frequentes dos pais sobre passeios escolares As dúvidas mais frequentes dos pais sobre passeios escolares

Passeios escolares: As dúvidas mais frequentes dos pais

4 minutos para ler

Para esclarecer as dúvidas mais frequentes que os pais sentem quando seus filhos vão participar de passeios escolares, convidamos a pedagoga Luzia Heck, com mais de 35 anos de experiência como professora da educação infantil, para uma entrevista.

O objetivo desse nosso diálogo é, através de informações e sugestões, orientar aqueles pais que, mesmo sabendo da importância de passeios escolares para o desenvolvimento de seus filhos, sentem medo em autorizar suas crianças a saírem para excursões da escola.

Por que passeios escolares são importantes?
Passar por vivências fora da escola é muito importante para a criança ampliar sua percepção do mundo e sua visão da sociedade. O passeio não se trata apenas do destino final, mas sim de todo o processo que envolve a saída da escola. Ou seja, a preparação para o evento, o meio de transporte, o comportamento adequado no local de destino. Um passeio escolar é uma excelente oportunidade do aluno desenvolver independência, autoconfiança, autonomia, e de ele se perceber como indivíduo longe de sua zona de conforto.

O que os pais devem fazer quando estão se sentindo inseguros e indecisos quanto ao passeio da escola de seus filhos?
O mais importante é não deixar transparecer medo nem insegurança para as crianças. Crianças são muito sensíveis e podem facilmente replicar o sentimento dos pais. Para os pais ficarem mais tranquilos, é importante conversar com a escola e com os professores responsáveis, esclarecendo todas as dúvidas sobre o passeio. Sempre lembrando que não existem perguntas bobas, tudo deve ser perguntado.

Como os pais podem decidir deixar ou não seus filhos sairem em passeios escolares?
Caso os pais sintam que as vivências e experiências propostas com um determinado passeio escolar não são adequadas ou pertinentes para a faixa etária de seus filhos, talvez o melhor seja não permitir a participação da criança. Outros casos em que a não autorização talvez seja a melhor atitude é quando não há uma proposta pedagógica clara vinculada ao passeio e quando a quantidade de professores presentes no passeio não é suficiente para o número de alunos.

Quais são as dicas de segurança mais importantes que os pais devem passar adiante para os seus filhos em relação a passeios da escola?
Caso o passeio envolva algum tipo de veículo, crianças devem ser orientadas a usar cinto de segurança e a respeitar principalmente as instruções do motorista. Se o passeio for a pé, os pais devem orientar seus filhos a nunca se afastarem do grupo e a terem um colega parceiro para caminharem juntos. E ao longo de todo o passeio, sempre respeitar todas as regras explicadas pelos professores e nunca ter medo de falar com os professores caso alguma coisa de errado ou estranha estiver acontecendo. Como, por exemplo, pode ser uma simples dor de barriga ou até mesmo a aproximação de uma pessoa estranha.

Existem técnicas para fazer com que as crianças obedeçam as regras durante um passeio da escola?
Crianças obedecem quando se sentem alegres, tranquilas e seguras. Proporcionar um clima de confiança e de respeito mútuo é fundamental para que todos vivam uma experiência positiva juntos.

Quais são os cuidados que os pais devem ter com os preparativos para o dia do passeio escolar?
Um erro muito comum cometido pelos pais é exagerar na quantidade de coisas que colocam na mochila de seus filhos, deixando as mesmas muito pesadas para as crianças. Outro erro comum é não optar por lanches leves e saudáveis, muitas vezes enviando lanches pesados ou que requerem armazenamento refrigerado. O ideal é preparar uma mochila prática e leve, somente com objetos realmente necessários e com lanches como sanduíches simples, frutas, água e suco. Outras questões que os pais devem prestar atenção são vestimenta e identificação. É importante que os pais se certifiquem que tanto as roupas quanto os sapatos de seus filhos sejam confortáveis e apropriados para o lugar a ser visitado. A aplicação de etiquetas de identificação nos pertences da criança também é bastante importante.

Posts relacionados

Deixe um comentário