Sorrir ajuda a cuidar da saúde e a ter uma vida melhor Sorrir ajuda a cuidar da saúde e a ter uma vida melhor

Sorrir ajuda a cuidar da saúde e a ter uma vida melhor

2 minutos para ler

Quem não gosta de receber um sorriso? Seja de uma pessoa querida ou de alguém que encontramos pela primeira vez, o gesto transmite alegria e ajuda a estreitar as relações. O que muita gente não sabe é que os benefícios vão além da empatia: sorrir é bom para a mente e o corpo.

Trata-se de um ação simples, mas com poder suficiente para auxiliar o funcionamento dos sistemas respiratório, cardiovascular e imunológico, além de movimentar músculos do rosto e do abdômen. Um dos efeitos positivos é o alívio do estresse.

E rir – que significa sorrir de modo mais intenso – também é benéfico para o organismo. No livro Ha! – The science of when we laugh and why (em tradução livre, Rá! – A ciência de quando nós rimos e por quê), o neurocientista Scott Weems investiga nosso cérebro e o que está por trás do riso. Ele explica, por exemplo, que pessoas que assistem a comédias têm maior tolerância contra a dor.

Não dá para discordar do ditado popular “rir é o melhor remédio”. Risos e sorrisos vêm sendo utilizados em centros de saúde como terapia complementar, por meio de recursos como sessões em grupo, livros, filmes e jogos. Esse tipo de abordagem busca melhorar o bem-estar dos pacientes e aliviar os sintomas físicos e mentais causados pela doença, podendo até contribuir para o processo de cura.

Sorrir e dar risada são fundamentais para a qualidade de vida e para a convivência com as outras pessoas, pois deixam o dia a dia mais leve e prazeroso. E podem até aumentar a longevidade, já que ter uma saúde forte é um requisito importante para viver durante mais tempo.

Os momentos de felicidade ficam ainda melhores com a fotografia, que permite não só registrá-los, mas os transformam em uma recordação muito especial. Seja com uma imagem da família reunida, da festa com os amigos, de uma viagem inesquecível ou da formatura escolar do(a) filho(a), outros sorrisos estão garantidos, inclusive para as próximas gerações.

Se você ainda não sorriu hoje, tem motivos de sobra para começar! 🙂

 

Posts relacionados

Deixe um comentário