O uso da tecnologia 3d na fotografia O uso da tecnologia 3d na fotografia

O uso da tecnologia 3d na fotografia

3 minutos para ler

A fotografia digital revolucionou a forma como as pessoas capturam imagens. Sua popularização trouxe equipamentos mais fáceis de usar e que passaram a estar presentes em uma enorme variedade de opções – hoje, é difícil imaginar um celular sem câmera embutida.

Mas e o próximo capítulo da história? Como será a fotografia nas décadas seguintes?

Tecnologia é uma área que avança rápido. Em pouco tempo, algo que era padrão pode virar peça de museu. O filme fotográfico – sim, aquele de 12, 24 ou 36 poses, que precisava ser revelado em um laboratório especializado – é só um exemplo de como acontecem essas guinadas.

Atualmente, chama a atenção o esforço da indústria em oferecer experiências cada vez mais imersivas, o que inclui a fotografia 3D. É um conceito que pode parecer estranho, pois estamos habituados a fotos em duas dimensões (2D), ou seja, com altura e comprimento. Introduzir a terceira dimensão, que nesse caso é a profundidade, muda completamente a nossa percepção sobre a cena retratada.

Essa tecnologia existe e, na verdade, não é nova. A grosso modo, ela funciona com a produção de duas imagens distintas. Cada olho enxerga uma delas e, quando combinadas, passam a sensação tridimensional. Com isso, a imagem fica mais viva e real. Marcas como Fujifilm, Panasonic, Samsung e Sony oferecem câmeras com a funcionalidade.

Imagine como seria interessante registrar um momento marcante, como a formatura do seu(ua) filho(a), e depois ter a oportunidade de rever essa recordação escolar em detalhes de uma forma que não seria possível com uma foto impressa comum.

Para quem busca praticidade, aplicativos para celulares e tablets oferecem recursos para a criação de fotos em três dimensões a partir de uma câmera convencional. Entre eles, estão o Fyuse e o 3D Effect. Claro que o resultado final não fica tão bom, mas são fáceis e divertidos de usar.

É natural acreditar que a evolução não vai parar por aí. A visualização em 3D pode ganhar ainda outra aparência em forma de holograma, que é uma espécie de projeção de luz para a criação de imagens. Coisa de filme de ficção científica? Pode estar mais perto do dia a dia do que a gente imagina!

Posts relacionados

Deixe um comentário