semana das crianças semana das crianças

4 dicas para organizar os eventos da semana das crianças na escola

3 minutos para ler

Celebrar a semana das crianças na escola é uma prática comum em várias instituições espalhadas pelo país. O período é sempre muito agradável para os alunos porque proporciona diversão e alegria por meio de momentos lúdicos e interativos.

Incorporar esse evento ao calendário anual é muito importante para promover atividades novas e que ajudem no processo de integração entre família, alunos e escola. Mas, o que fazer para que tudo saia perfeito?

Confira 4 dicas para organizar a ação e invista agora mesmo nessa data tão especial!

1. Planeje com antecedência

Como todo evento escolar, um dos objetivos da semana das crianças na escola é integrar pais e alunos. Por isso, a programação deve incluir atividades extraclasse, fora do horário de aula e até mesmo aos fins de semana.

O ideal é que o evento já seja apresentado no calendário anual da escola, logo no início do ano letivo. No entanto, se a sua instituição não fez isso, ainda há tempo de organizar algumas atividades. Comece o mais rápido possível.

2. Organize um picnic

Se a sua cidade tem praças, parques ou clubes com grandes áreas verdes, a interação pode acontecer em um desses locais, com um delicioso picnic para abrir ou fechar as comemorações da semana da criança.

A participação pode ser por adesão e incluir várias outras atividades no dia. O contato com a natureza pode originar explicações a respeito de árvores e plantas com os professores de Biologia. Já os docentes de Educação Física podem promover exercícios como dança, ginástica e alongamento entre pais e filhos.

3. Adote o dia do cabelo maluco

O “dia do cabelo maluco” costuma fazer sucesso nas redes sociais. Nessa data comemorativa, a rotina acontece normalmente. No entanto, os alunos vão para a escola com um visual divertido.

A integração começa logo em casa, quando pais e filhos planejam o modelo que será usado no evento. Na hora de aula, as crianças se divertem interagindo e elogiando o cabelo dos colegas. Também é bacana a escola aproveitar toda essa descontração para distribuir um lanche diferente no intervalo.

4. Integre grandes eventos

Se a sua instituição já organiza algo como mostra de profissões, feira cultural ou gincana, a semana da criança é uma ótima oportunidade para o fechamento desses grandes eventos. Por exemplo, nessas datas podem acontecer as apresentações de teatro ensaiadas durante o ano letivo ou de trabalhos realizados em outras ações comemorativas.

Inclusive, considere colocar todas as atividades extracurriculares para serem apresentadas nessa ocasião. Música, dança, ginástica, futebol ou qualquer outra dinâmica oferecida às crianças podem ser expostas às famílias. É uma ajuda e tanto na divulgação desses serviços.

A semana das crianças na escola também pode servir para promover o nome da instituição para a comunidade. A participação dos pais gera mídia espontânea nas redes sociais, já que muitos postam as fotos elogiando o trabalho desenvolvido. Portanto, invista em um grande evento e faça belos registros para eternizar os sorrisos dos alunos!

Por falar nisso, aproveite para entender melhor por que vale a pena investir em fotografias como lembrança escolar.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Posts relacionados

Deixe um comentário