Por que a participação dos pais na escola é essencial? Por que a participação dos pais na escola é essencial?

Por que a participação dos pais na escola é essencial?

4 minutos para ler

A aprendizagem é uma mudança no desempenho ou comportamento em resultado da experiência. Nesse sentido, a participação dos pais na escola é muito importante para o processo de aprendizagem dos filhos.

Participar implica visitar a escola, conversar sobre o local, envolver-se com os eventos e lições e incentivar o progresso educacional em casa. A participação familiar na vida escolar dos filhos contribui para suas habilidades sociais, autocontrole e comportamento cooperativo.

Continue a leitura e entenda mais sobre a importância da participação dos pais na escola!

Importância de um trabalho em conjunto

A relação entre a escola e os pais na formação das crianças é um dos principais fatores para a melhoria na aprendizagem. A escola deve promover espaço para a participação ativa da família, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento da criança.

Quando percebem que os pais se interessam pelos seus estudos, elas passam a se sentir valorizadas e se desenvolvem de forma segura e com boa autoestima. Essa atitude é fundamental para o processo de aprendizagem.

Ações que levam ao maior engajamento dos pais

Confira algumas ações que ajudam a engajar os pais na vida escolar dos filhos.

Reuniões periódicas

Além de passar informações importantes sobre o projeto pedagógico e o desenvolvimento dos alunos, as reuniões de pais podem ter uma agenda fixa. Assim, pais e responsáveis fazem críticas e sugestões, obtêm informações ou tecem elogios.

A escola também pode pensar em assuntos relevantes para tratar com os pais. Temas como uso excessivo da tecnologia, inteligência emocional, inovações para o aprendizado, entre outros, estão muito em alta. Levar especialistas para palestras também é uma boa opção.

Eventos para toda família na escola

Realizar exposições, quadrilhas juninas, feiras do conhecimento, programas de Páscoa ou final de ano são alguns dos eventos capazes de trazer os pais para a escola.

Assim, eles podem conhecer os professores, o ambiente escolar, os outros pais e alunos e entender aspectos importantes da rotina dos filhos. Além disso, as crianças ficam mais empolgadas e realizam trabalhos melhores quando eles são compartilhados com os pais.

Atividades coletivas em casa

Os professores podem elaborar tarefas para fazer em casa que demandem a participação dos pais. Atividades de recorte e colagem mais complexas ou algo que requisite a participação de todos são boas opções.

Às vezes, pequenas interações com o cotidiano escolar dos filhos fazem a família ter conhecimento de alguma dificuldade que a criança tenha. Isso é importante para eles adquirirem o hábito de participar mais ativamente da vida acadêmica dos pequenos.

Influência da participação dos pais na escola

Participar da vida escolar dos filhos não significa apenas fiscalizar e cobrar. Acompanhar significa motivar, estimular, ensinar, valorizar, discutir, prestigiar e conversar.

As ações que aproximam a família da escola têm reflexo no aluno. Algumas melhorias perceptíveis são:

  • maior rendimento escolar;
  • melhor disposição para as aulas;
  • facilidade no aprendizado;
  • suporte mútuo para o aluno.

Quanto maior a participação dos pais na escola, mais as crianças aprendem e adquirirem competências. Quando a família está presente e acompanha o desenvolvimento educacional dos filhos dia após dia, as chances de problemas comportamentais diminuem, e suas habilidades sociais aumentam.

Gostou deste conteúdo? Então, siga nossos perfis nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram!

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Posts relacionados

Deixe um comentário