O drone mudou a perspectiva na fotografia O drone mudou a perspectiva na fotografia

O drone mudou a perspectiva na fotografia

2 minutos para ler

​Quando se pensa em fotografia, a primeira imagem que vem à cabeça é de alguém segurando um aparelho para registrar as imagens, seja ele uma câmera ou celular. Nesse formato, a foto produzida é resultado do que a pessoa pôde enxergar. Esse formato foi praticamente um padrão por décadas.

A perspectiva mudou consideravelmente há cerca de cinco anos, quando os drones – veículos aéreos não tripulados – deixaram de ser apenas um equipamento de uso militar e começaram a chegar ao mercado de massa.

A tecnologia do drone possibilitou, de modo acessível e prático, levar a câmera para o alto, ao invés de ela permanecer em terra firme, nas mãos do fotógrafo. E para o alto mesmo: em geral, os equipamentos voam a até 150 metros do chão. Um controle remoto permite direcionar o aparelho e capturar as imagens.

​Além de proporcionar um campo de visão maior, o drone oferece um enquadramento único, podendo se aproximar da cena ou acompanhá-la por meio de sua movimentação. Isso permite encontrar detalhes que seriam inacessíveis a partir do solo.

Mas o equipamento não é só um recurso para o fotógrafo explorar sua criatividade. Versátil, a fotografia aérea também é muito útil em segmentos como a arqueologia, a geografia e a agronomia, auxiliando esses profissionais a conhecer melhor o mundo ao seu redor (e sem a necessidade de sobrevoar as áreas com um helicóptero).

O preço de um drone para fotografia varia de acordo com características como a lente que ele carrega – o que influencia diretamente a qualidade das fotos – e a autonomia de voo. Alguns são desenhados especificamente para uso com a popular câmera GoPro, mas os mais caros, voltados ao uso profissional, podem custar centenas de milhares de dólares.

A fotografia aérea com drones tornou-se tão popular que já existem premiações para os melhores trabalhos, sejam feitos por profissionais ou amadores. Uma delas é o Drone Awards, que contempla seis categorias (abstrato, natureza, pessoas, esportes, vida selvagem e cidades). Você pode conhecer os vencedores da edição de 2018 – e se impressionar com os trabalhos! – no site oficial do concurso.

 

Posts relacionados

Deixe um comentário