mensagem de formatura na educação infantil mensagem de formatura na educação infantil

Saiba como criar uma mensagem de formatura na educação infantil

3 minutos para ler

Seja na faculdade, seja na escola, o encerramento de um ciclo exige um discurso emocionante para encantar a todos que estão presentes na cerimônia. Quando se trata de crianças, a missão é ainda mais especial. A mensagem de formatura na educação infantil pode ficar gravada para sempre na memória das famílias.

Para isso, é importante elaborar o texto com cuidado e carinho. E a gente pode ajudar nessa missão! Confira nossas dicas.

Elaborar um plano para a mensagem

Ao compor uma mensagem de formatura na educação infantil é preciso ter duas coisas em mente:

  1. as palavras devem impactar os pais e demais adultos presentes;
  2. as crianças precisam entender o que é falado.

Garantir que esses objetivos sejam atingidos e a ocasião permaneça na memória de todos, eternizando o momento, é algo que depende da construção das palavras. A conexão entre as frases deve seguir uma ordem lógica:

  • introdução: para preparar os ouvintes sobre o que vem a seguir, utilizando frases de efeito e agradecendo a presença de todos;
  • desenvolvimento: que expõe as principais ideias da mensagem;
  • conclusão: momento reflexivo.

Mencionar os momentos e pessoas importantes

Um ciclo tão importante quanto a vida escolar das crianças deve ser encerrado trazendo à tona as belas lembranças de todo esse período, além de agradecer aqueles que caminharam junto aos pequenos durante toda a jornada.

Compartilhar as sensações do que foi vivido durante toda essa trajetória não diz respeito apenas às lembranças dos estudantes, mas também dos pais. Quando a escola usa alguma frase que os pequenos falam, ou um acontecimento que marcou a todos, imediatamente resgata aquele momento e contribui para que a emoção seja vivida novamente e de forma coletiva.

A tendência é que o público saia da cerimônia com a certeza de que proporcionou o melhor em educação de base aos pequenos e fizeram a escolha certa quanto à instituição.

Convidar as crianças para montar a mensagem

Para que todos se identifiquem com o discurso, o ideal é que ele seja escrito pelos próprios formandos. Como você está lidando com a educação infantil, fica ainda mais fácil elaborar frases que emocionem. Afinal, as crianças não vão utilizar frases prontas e formais e sim palavras carinhosas que serão reconhecidas pelos pais.

A escola pode fazer atividades ao longo do período, recordando alguns momentos vividos. Por exemplo, logo após o Dia das Mães e dos festejos juninos, perguntar o que a turma achou da festinha. A partir daí, pode iniciar a construção da mensagem utilizando as expressões utilizadas e observando o que mais marcou a memória dos pequenos.

Perceba que a construção de uma mensagem de formatura na educação infantil não é algo para ser feito às pressas, excluindo os alunos, ou de forma mecânica. É preciso que a escola faça um planejamento e adote algumas estratégias para que o texto seja elaborado de acordo com o que foi vivenciado, utilize as palavras certas e imprima a personalidade das turminhas em cada frase utilizada.

Se as dicas deste material foram úteis para você, assine a nossa newsletter e continue recebendo conteúdos semelhantes!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Posts relacionados

Deixe um comentário