Lembrancinhas feira cultural Lembrancinhas feira cultural

5 dicas criativas de lembrancinhas para feira cultural

4 minutos para ler

Os eventos escolares são extremamente importantes para integrar alunos, reforçar o aprendizado, estabelecer uma boa relação com a família e com a comunidade. O calendário deve contemplar várias ocasiões durante o ano e é importante que a escola ofereça um mimo aos pais, eternizando a ocasião. Por isso, hoje vamos falar das lembrancinhas para feira cultural.

Investir em eventos culturais é muito importante para que o aluno conheça a diversidade brasileira nesse quesito. Estudar essas questões contribui para que a criança se transforme em um cidadão mais criativo e desenvolva o pensamento crítico. Continue a leitura, saiba mais sobre o assunto e conheça de que formas a sua instituição pode eternizar essa ocasião.

A temática das feiras culturais

Uma escolha adequada para as lembrancinhas para feira cultural deve estar relacionada à temática do evento. Uma vez que o objetivo desse evento é promover a cultura brasileira, deve-se pensar em um contexto adequado à idade das crianças e que também possibilite a distribuição de alguns mimos que tenham a ver com o tema escolhido. Veja algumas sugestões:

  • praia, lago e mar;
  • plantas;
  • holografia;
  • música;
  • maquete da própria escola;
  • maquetes feitas de materiais recicláveis;
  • danças típicas;
  • criação de uma história.

Por que elas são importantes

As feiras culturais são uma oportunidade perfeita para proporcionar aos pais, alunos e professores um dia recheado de atividades, apresentações artísticas, interação e promoção do conhecimento — e a intenção é justamente fazer com que os pequenos façam parte de todo esse universo.

Para atingir aos objetivos de uma feira cultural — como disseminar a cultura e desenvolver o senso crítico e criativo —, é de extrema importância que os educadores construam os elementos que serão apresentados junto às crianças, em tempo integral.

Isso vai desde a escolha da música até as lembrancinhas que serão entregues aos familiares. Afinal, todo e qualquer evento deve ter começo, meio e fim, e a entrega de um mimo, além de marcar o encerramento da atividade, tem o poder de emocionar os familiares.

Sendo assim, as feiras culturais são uma ótima alternativa para que a instituição não só promova as suas atividades para a comunidade escolar, mas também possa promover o desenvolvimento dos alunos em diversos aspectos pessoais. As lembrancinhas, por sua vez, configuram como um importante elemento para que esse objetivo seja atingido.

5 opções de lembrancinhas

Diante do que foi exposto acima, a escola pode investir em diversos mimos. Veja 5 dicas:

  • sementes de plantas
  • mudas de plantas
  • suculentas;
  • ecobags;
  • calendários.

Todas essas opções podem ser personalizadas pelos alunos: tanto a estampa da ecobag quanto o calendário, o vaso das mudas e suculentas, além do saquinho das semente. As crianças podem tranquilamente elaborar desenhos, fazer a própria caricatura ou a escola pode imprimir uma foto a ser colorida por eles.

Elas também são muito bem-vindas para os dias atuais, em que os assuntos sobre ecologia e meio ambiente estão em alta. Todas as opções podem ser utilizadas no dia a dia: os pais podem contar com a ajuda dos filhos para plantar as sementes e mudas, aguardar determinadas datas acompanhando o calendário, cuidar das suculentas e utilizar as ecobags no lugar das sacolas plásticas em supermercados e feiras.

Viu como as lembrancinhas para feira cultural podem contemplar a temática do evento e, ainda, contribuir para que os alunos desenvolvam habilidades relacionadas com a criatividade?

Aproveitando a relação entre feiras culturais e processos criativos, leia o material que preparamos sobre a criatividade infantil.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Posts relacionados

Deixe um comentário