Fique por dentro dos principais tipos de eventos em escolas Fique por dentro dos principais tipos de eventos em escolas

Fique por dentro dos principais tipos de eventos em escolas

4 minutos para ler

Diversos tipos de eventos podem e devem ser realizados dentro de uma instituição de ensino. Quando a escola tem consciência disso e faz esse investimento, ela passa a contribuir ainda mais com o desenvolvimento dos alunos fora da sala de aula.

Essas ocasiões permitem que os estudantes se conectem com a cultura do Brasil, adquiram novas experiências e se relacionem melhor com os colegas, colaboradores e família. Quando há espaço para que essas atividades também sejam realizadas para os pais, esse benefício é expandido e as famílias permanecem cada vez mais integradas ao colégio.

Como você pode imaginar, o retorno é bastante positivo. Por isso, preparamos uma pequena lista com 3 sugestões de ações para serem realizadas no espaço escolar. Confira!

Feira de profissões

A feira de profissões é um dos tipos de eventos que trazem benefícios ao futuro dos alunos e agradam bastante os jovens e as famílias. Essa ação tem como principal objetivo fazer com que os estudantes entrem em contato com algumas profissões, facilitando a sua escolha na saída do Ensino Médio.

A vantagem é que ela não precisa ser, obrigatoriamente, assunto dos alunos prestes a se formar. É possível que toda a comunidade seja envolvida na programação por meio de algumas ações, como:

  • pais de alunos do Ensino Fundamental que se apresentam na sala de seus filhos falando sobre a sua profissão;
  • ex-alunos que podem dar depoimentos sobre o primeiro ano da faculdade aos formandos do Ensino Fundamental II e Médio;
  • contadoras de histórias que usam a ludicidade para explicar à Educação Infantil algumas carreiras.

Essas atividades podem ser incluídas em datas comemorativas, como o Dia do Trabalhador ou, até mesmo, o Dia dos Pais e Mães.

Palestras

Quando realizadas para os estudantes, as palestras enriquecem e complementam os conteúdos vistos em sala de aula. A comunidade escolar — pais e colaboradores — também podem ser contempladas com temáticas interessantes.

Para um resultado mais eficiente, a instituição deve avaliar quais são os assuntos em que os alunos apresentam certa carência, de modo que os pontos fracos possam ser fortalecidos.

Do mesmo modo, é preciso dar uma atenção especial à demanda dos pais e, assim, realizar uma programação adequada e atrativa para esse público.

Show de talentos

Levar os alunos para visitar um museu, uma exposição ou fazer outros programas culturais é sempre válido para o aprendizado.

Entretanto, levar essas atividades para dentro da escola é uma prática que deve fazer parte do calendário anual de toda instituição. Além de cumprir os objetivos de potencializar o conteúdo visto em sala de aula, as ocasiões servem para eternizar momentos valiosos da vida escolar na memória dos participantes.

Nesse contexto, os tipos de eventos que podem ser realizados são:

  • pelos alunos: apresentações artísticas desportivas (como ginástica rítmica e ballet), mostras de teatro, show de calouros, sarau e vernissages.
  • para pais e alunos: mostra de cinema, apresentações circenses, peças teatrais, contação de história e shows de música.

Vale lembrar que muitos espetáculos são formulados ou adaptados para que sua apresentação aconteça dentro da instituição, com as performances adequadas a cada idade.

Seja qual for os tipos de eventos escolhidos para compor o calendário, um bom planejamento é o segredo para que as ações sejam um sucesso e transmitam alegria aos envolvidos! Para isso, é importante ter um cronograma bem organizado e segui-lo à risca.

Avaliar o rendimento dos alunos, abrir espaço para que os pais proponham sugestões de temas e manter o orçamento sob controle também são medidas necessárias para garantir o bom andamento dessas atividades.

Gostaríamos de saber a sua opinião! Colabore conosco, deixe o seu comentário relatando suas experiências com eventos escolares.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Posts relacionados

Deixe um comentário