Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in D:\HostingSpaces\Barreto\blog.deltaphoto.info\wwwroot\wp-content\plugins\rock-convert\inc\frontend\class-frontend.php on line 167
feira cultural escolar feira cultural escolar

Entenda a importância de promover uma feira cultural escolar

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Que o desenvolvimento pessoal do ser humano está ligado ao ambiente externo no qual ele vive é algo inquestionável. Quando se fala em crianças, isso ainda é mais evidente. Assim, é essencial desenvolver o intelecto dos pequenos, que pode ser florescido com a integração proporcionada por uma feira cultural escolar.

Sendo a escola o ambiente onde é aguçada essa inserção e que proporciona o crescimento enquanto pessoa, é fundamental que esse processo seja regado de conteúdo cultural, pois ele será o alicerce para o crescimento do indivíduo e de como ele compreenderá o mundo.

Neste post, você encontrará dicas de como organizar uma feira cultural escolar para os seus alunos de forma agradável e interativa. Continue a leitura e confira!

Como engajar os alunos em uma feira cultural?

O primeiro passo para organizar um evento é definir um tema. Dessa forma, junto ao CPM (Círculo de Pais e Mestres) e a equipe didática da escola, procure definir um tema pertinente a todas as faixas etárias.

Geralmente, um projeto cultural se desenvolve durante todo o ano letivo. É essencial, então, que tais atividades estejam previamente organizadas e mencionadas no planejamento curricular da escola.

Contudo, para que os alunos participem de forma efetiva desses projetos, é necessário o envolvimento dos professores e também dos familiares. Com isso, além de promover a cultura como foco de ensino, a escola provoca um contato maior dos pais e alunos, o que muitas vezes não ocorre pela correria do dia a dia.

A partir disso, é fundamental planejar eventos criativos e diferentes. Considere também que é importante trazer a comunidade para dentro da escola, assim como, em determinados momentos, levar os alunos em atividades extracurriculares para vivenciarem o ambiente fora do campo escolar — por meio de visitações a museus e parques, por exemplo.

Quais atividades organizar para uma feira cultural escolar?

Uma forma de incentivar a participação dos alunos é por meio das feiras científicas. Assim, após disseminado qual é o tema do projeto, as diferentes ações devem ser realizadas todas com o mesmo foco, ou seja, o tema principal.

Suponha que o tema é “A importância da memória para o ser humano”; daí, comece a organizar como cada turma desenvolverá suas atividades, lembrando sempre da necessidade de todas as atividades estarem alinhadas ao aprendizado e aprofundamento do tema desejado.

Uma forma de desenvolver esses eventos é propondo alguns trabalhos de acordo com o nível de escolaridade. Para os alunos da pré-escola, por exemplo, peça que eles desenhem um relato do que lembram do seu conto predileto; já para as séries maiores, realize projetos esportivos com a inclusão de profissionais do esporte e palestras sobre suas experiências e acontecimentos mais marcantes.

Para os alunos maiores, pode ser aplicado o projeto científico: proponha uma feira de ciências na qual seja demonstrado como funciona, no cérebro, a função de memorizar as recordações.

É importante lembrar de registrar todas as etapas do desenvolvimento dessas atividades: imagine como será gratificante rever em fotos as reações de cada criança ao fazer as atividades. Outra forma de comemorar a finalização é promovendo um evento fora do horário escolar e chamar os familiares para participarem da amostra cultural.

Mais uma vez, pense sempre em fotografar esses dias, pois é um momento especial da escola, dos alunos e dos pais e que celebra o aprendizado de uma forma divertida e interativa.

Como se pode perceber, há diversas maneiras de incentivar o desenvolvimento de uma feira cultural dentro da rotina escolar. Coloque nossas dicas em prática e registre cada etapa do desenvolvimento desse projeto.

Agora que você sabe como desenvolver uma feira cultural escolar, leia também “Fotografia escolar: as melhores ideias para fotografar alunos” e continue adquirindo ideias novas de registro para diferenciar sua escola.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta