Família, escola e a criação das nossas memórias Família, escola e a criação das nossas memórias

Família, escola e a criação das nossas memórias

3 minutos para ler

“A educação vem de berço”. A frase é tão conhecida que muita gente já ouviu ou disse essas palavras em algum momento. Em essência, ela se refere à importância da família para a formação do indivíduo.

Proporcionar à criança condições para um bom desenvolvimento intelectual e moral é um trabalho realizado principalmente pelos pais e responsáveis – afinal, eles são os mais presentes nessa fase, oferecendo os cuidados necessários e lhe ensinando as coisas. Conforme a criança vai crescendo, tem a chance de fortalecer valores, e isso facilita muito a conscientização sobre seus direitos e deveres e a integração à sociedade.

A missão de formar cidadãos seria ainda mais complicada sem a escola. Ao estimular a expressão individual, a criação de vínculos e o pensamento crítico, essa instituição presta um serviço essencial para a sociedade. Isso porque ir à escola não envolve somente assimilar o conteúdo das disciplinas, mas exercitar habilidades e experimentar, na teoria e na prática, conceitos como respeito, cooperação e justiça.

Família e escola precisam atuar em sintonia, de modo colaborativo, para que o processo de educar a criança aconteça positivamente, ou seja, prepare-a para o futuro – ainda que seja impossível prever o amanhã. Cada parte tem a sua relevância e os papéis se complementam, uma vez que o objetivo é o mesmo. Mas há também outras influências. Ao longo da vida, somos impactados por inúmeras circunstâncias que ajudam a nos definir, como as relações que cultivamos fora de casa. Morar em outro país e ter contato com culturas diferentes, por exemplo, é capaz de mudar percepções e comportamentos para sempre.

Todas essas etapas – a convivência com a família na infância, a interação com os professores, a criação de laços de amizade, a aquisição de conhecimentos etc. – constroem a nossa identidade. E isso gera muitas memórias!

Uma das possibilidades mais incríveis da fotografia é acompanhar o nosso desenvolvimento como pessoas, em qualquer lugar. E é muito mais do que apenas guardar imagens. Significa ter a oportunidade de recordar momentos de felicidade e trazer de volta emoções que talvez tivessem ficado para trás conforme o tempo passou. Não importa se é um acontecimento cotidiano, como uma tarde de brincadeiras no parque, ou único, como a primeira formatura escolar. Todas as fotografias carregam consigo um pequeno pedaço de quem nós fomos/somos e contam a história da nossa vida.

Posts relacionados

Deixe um comentário