4 dicas de atividades para o dia do amigo na escola 4 dicas de atividades para o dia do amigo na escola

Veja 4 dicas de atividades para o dia do amigo na escola

4 minutos para ler

Desenvolver uma amizade na escola traz muitos benefícios para as crianças. Além de promover o desenvolvimento social, esse convívio ajuda no aumento da capacidade de aprendizado e cria laços que poderão seguir por uma vida inteira. Que tal você aproveitar a data alusiva de comemoração de uma amizade e criar atividades para o dia do amigo?

Todos nós sabemos que existem amizades que começam na pré-escola e seguem pelo resto da vida. Registrar todas as etapas desse coleguismo e poder vê-las no futuro certamente trará gratas lembranças aos envolvidos.

Para que você torne esse dia inesquecível, neste post trouxemos quatro dicas de atividades para o dia do amigo. Leia e confira!

1. Dinâmicas em grupo

Estreitar os laços e demonstrar a confiança de uma amizade é fundamental. Geralmente, as crianças se identificam com alguns alunos de cara e, com o tempo, criam uma união muito bonita e passam a conhecer melhor os gostos dos seus amigos.

A escola pode aproveitar esse envolvimento e fazer disso uma das tarefas das atividades para o dia do amigo. Faça grupos e procure promover um jogo, com perguntas e respostas, e escolha entre o grupo um dos alunos quem responderá às questões.

A partir disso, o intuito será com que o resto do grupo acerte questões do tipo: qual a brincadeira preferida do colega escolhido, qual a cor de que ele mais gosta, entre outras. Essas e outras perguntas farão com que todos se conheçam melhor.

Lembre-se de, ao final, comemorar a brincadeira com todos e registrar a reação dos pequeninos. Sem dúvida, quando adultos, esses momentos serão lembrados com muita nostalgia.

2. Mural da amizade

Poder ver os momentos que vivemos com nossos amigos é muito especial. Como forma de comemorar o dia do amigo, use essas lembranças e monte um mural da amizade.

Esse mural poderá ser decorado com personagens e lugares de que as crianças gostam ou até mesmo ser caracterizado com o cenário de uma das histórias que eles mais curtem. Não se esqueça de deixa espaço para prender as fotos.

Alguns dias antes, você começa a promover a ação, divulgando qual é o propósito do mural. Após isso, contrate uma equipe especializada e registre os melhores momentos da galerinha. Quando o material chegar, auxilie os pequenos para que eles mesmos prendam essas fotos e completem o mural da amizade no dia do amigo.

3. Troca de brinquedos

A interação social é essencial para qualquer pessoa. Na infância, o convívio social se torna ainda mais importante, pois está associado ao desenvolvimento e ao sentimento de pertencer a um círculo de pessoas.

Além disso, na escola, os alunos apreendem a importância de ouvir e como conviver de forma igualitária uns com os outros. É comum que algumas crianças, principalmente aquelas que convivem mais com adultos, sejam relutantes ao emprestar seus brinquedos. Então, aí está mais um importante fator do convívio na escola: a arte de aprender a compartilhar.

Usando isso como gancho para uma das atividades do dia do amigo, promova a troca de brinquedos. Combine com os meninos e as meninas para cada um trazer um brinquedo e, no dia, proponha para eles uma troca com os seus colegas.

Isso fará com que todos interajam e tudo vire uma grande brincadeira. No final, registre o momento com a turma toda. Imagine como será bom esses alunos relembrarem esse momento com uma foto da turma e com o seu brinquedo predileto da época.

4. Registro do dia

As atividades para o dia do amigo podem começar logo cedo. Todos se reúnem e começam com um belo café da manhã; após isso, comece as atividades programadas. Pense: como seria legal guardar todas as reações desse dia, não é mesmo?

Ao contratar uma equipe especializada para registrar o dia, você estará garantindo a captação de momentos espontâneos e divertidos. Peça para que os profissionais façam o registro de momentos aleatórios, nada programado; tais fotos, sem sombra de dúvida, serão as lembranças que mais agradarão a todos.

Essas são apenas algumas atividades que você pode fazer com a criançada. Atitudes como essas fortalecem ainda mais a convivência e tornam o dia do amigo memorável. Por esse motivo, estimule cada vez mais a comemoração desse dia.

Agora que você tem dicas divertidas de atividades para o dia do amigo, nos siga no Facebook e Instagram e acompanhe nossos conteúdos!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Posts relacionados

Deixe um comentário