criança muito agitada criança muito agitada

Saiba o que fazer quando a criança é muito agitada

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Ter um filho ativo é sinônimo de saúde e perfeito desenvolvimento. No entanto, quando se trata de uma criança muito agitada, é comum que alguns pais fiquem um tanto “pilhados” também por não saberem como encarar a situação. Se é o seu caso, veio ao lugar certo!

Existem estratégias que você pode adotar para lidar com a inquietação da criança e, assim, tornar os momentos em família ou os eventos escolares mais tranquilos para todos. Quer saber quais são elas? Venha com a gente!

Entenda a causa da agitação

Tentar solucionar um problema que você não conhece é como dar um tiro no escuro: precisa contar com a sorte para que funcione. Por isso, busque entender o que está acontecendo, até para detectar se o comportamento é normal para uma criança ou se indica que há alguma patologia envolvida.

Há casos em que, ainda na infância, os filhos são bastante exigidos na escola, das atividades extracurriculares ou até mesmo dos próprios pais em casa. Isso pode gerar uma expectativa sobre a criança, que, quando não é suprida, é vista como alguma inadequação dela — o que nem sempre é verdade.

Nada mais natural do que uma criança ter muita energia, brincar, mexer, experimentar e perguntar o tempo todo. É assim que ela descobre o mundo e suas próprias habilidades. Talvez seja o caso apenas de redirecionar essa disposição para algo que prenda a atenção do seu filho e, ao mesmo tempo, favoreça o desenvolvimento dele.

Não faça o que a criança quer

Alguns pais são “vencidos pelo cansaço”, ou seja, eles fazem a vontade da criança para que ela se acalme. Acontece que essa é uma péssima ideia, pois demonstra para ela que, quanto mais agitada ficar, mais fácil será conseguir o que quer.

Em vez disso, é recomendado que você seja firme ao dar a ordem, mas sem ameças, punições ou subornos. Uma criança muito agitada precisa entender que você está falando sério, e não dando um aviso. Caso ela não pare mesmo assim, aja.

Deixe a euforia passar

Dependendo da situação, você pode simplesmente esperar passar. Existem casos em que as crianças só estão entediadas por passarem muito tempo concentradas na mesma atividade, e isso é absolutamente normal. De certa forma, é como se o corpo delas estivesse comunicando que está cansado de uma atividade.

Sabendo disso, a dica é você ajudá-la a se distrair e a se mexer um pouco, para depois voltar ao que estava fazendo. É provável que o comportamento dela melhore consideravelmente após esse intervalo.

Transmita calma

Sem percebermos, nós influenciamos constantemente nossas crianças. Quando agimos com impaciência, ensinamos que esse é o modo como devem resolver seus problemas. Mas se tivermos uma comunicação clara e efetiva com elas, vão aprender a falar sobre o que sentem em vez de se expressarem de qualquer maneira.

É essencial transmitir valores como tranquilidade e paciência para a criança. Para tanto, acalme-se antes de tentar acalmá-la. Olhe-a nos olhos, use um tom de voz ameno, fale pausadamente e transmita calma na sua postura, a fim de ajudá-la a relaxar.

Lembre-se também de que é uma fase na qual ela está aprendendo a comunicar seus sentimentos, emoções e desejos. É por isso que essa manifestação ainda não se dá com tanta eficiência, e a agitação pode ocorrer como uma tentativa de expressar algo.

Por fim, é importante entender que uma criança muito agitada nem sempre está com algum problema ou necessidade. Não se descarta a hipótese de ser só uma birra, o que é bem diferente. Se esse for o caso, aprenda já a lidar com birra de crianças!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta