escola ideal escola ideal

Quais os principais critérios na tomada de decisão de uma escola para os filhos?

7 minutos para ler

São vários os desafios que as escolas enfrentam ao longo do ano, seja de gestão, marketing e pedagógico.

Para esclarecer algumas das dúvidas mais frequentes, convidamos Helena Poças Leitão, fundadora da startup Sua Escola Ideal, autora do livro Marketing Escolar de Bolso e com mais de vintes anos de experiência no mercado editorial de Educação, para nos ajudar a entender um pouco melhor sobre as decisões de pais e alunos na busca pela Sua escola ideal.

1) Como surgiu o projeto Sua Escola Ideal? Quantas escolas estão presentes?

Em 2019, durante as pesquisas para a elaboração de meu livro “Marketing Escolar de Bolso”, me deparei com diversos conteúdos sobre a dificuldade das famílias em buscar informações de escolas antes de agendarem uma visita.

Conversei com amigos com filhos e todos afirmaram que o processo de busca de escolas era moroso e desgastante. Fiz uma experiência e fui buscar opções de escola para a filha de um amigo.

O meu primeiro passo foi, claro, buscar informações pela internet.

Os sites de todas as escolas que pesquisei ou estavam com informações desatualizadas ou insuficientes e, para completar minha pesquisa, precisei entrar em contato via telefone com todas elas. Mesmo assim, não consegui as informações que meu amigo precisava para a tomada de decisão.

Foi nesse momento que surgiu a ideia em criar uma ferramenta de buscas de escolas da Educação Básica que realmente atendesse as necessidades das famílias, algo diferente e inovador dos buscadores existentes no mercado.

2) Conseguem identificar hoje quais os principais critérios na tomada de decisão dos pais na escolha de uma escola para os filhos?

Os dois principais critérios são localização e mensalidade. Depois de selecionarem algumas escolas que cabem dentro de seu orçamento e próximo a sua residência ou trabalho, os pais a buscar mais informações sobre a escola: proposta pedagógica, opinião de outras que famílias, atividades extracurriculares, infraestrutura e, nas grandes cidades, o item “segurança” é um dos fatores mais relevantes para a tomada de decisão. 

3) Quais as principais ferramentas utilizadas pelos pais na pesquisa de escola?

Hoje, sem dúvida, a ferramenta mais utilizada é a internet. Os pais fazem pesquisa tanto pela Sua Escola Ideal como acessam o site e redes sociais da escola.

Só depois, com bastante informações em mãos, selecionam média de três escolas para ligarem e agendarem uma visita.

4) A presença digital é algo hoje obrigatório no marketing de uma escola. Quais os principais erros e desafios que as escolas encontram hoje online?

Bem, em primeiro lugar, a grande maioria das escolas não possui uma área ou profissional de marketing, deixando essa responsabilidade para o(a) diretor(a), mantedor(a), profissional de TI ou algum outro funcionário sem conhecimento na área. Isso faz com que a escola não consiga trabalhar o marketing de forma profissional, desencadeando diversos outros problemas.

O principal deles é a falta de cuidado com o site institucional pois ele é o cartão de visitas de uma escola. Muitas escolas estão com site antigo: estrutura ultrapassada, informações desatualizadas e/ou um descuido com a identidade visual.

Sempre falo para as escolas que “a primeira impressão é a que fica”. Se a família acessar o site e ele não passar credibilidade, ela vai buscar a concorrência.

A mesma coisa acontece com as redes sociais. Não há um planejamento de postagem, orçamento direcionado e muito menos, um responsável, fazendo com que esses importantes canais de comunicação sejam utilizados de forma pouca efetiva para fidelização e captação de alunos.

5) Como reagir a críticas ou avaliações negativas online?

É importante que a escola sempre responda aos comentários, principalmente nas redes sociais. Nunca apague um comentário negativo ou crítica, só se a mensagem realmente não fizer sentido. É importante que os pais vejam os argumentos da escola pois, muitas vezes, a culpa não é da instituição ou o problema não é tão sério assim e as famílias acabam exagerando nas reclamações.

É preciso estar atento e sempre responder as postagens, tanto positivas quanto negativas.

A escola pode responder mostrando as resoluções tomadas para solucionar os problemas, assim como as melhorias realizadas. Essa atitude mostra, tanto para os pais atuais quanto para os prospects, que a escola preocupa-se com seus alunos e está sempre disposta a melhorar.

6) Que dicas podem deixar de marketing digital para uma escola?

Além de cuidar do site e das redes sociais, a principal dica é investir em campanhas n Google Ads.

O Google Ads é o principal serviço de publicidade do Google. A escola cria anúncio selecionando as palavras-chave de buscas que imagina que as famílias utilizarão (exemplo: “melhores escolas de São Paulo”, “escola de educação infantil”, entre outros). Assim, se o usuário pesquisar essas palavras-chave no Google, o anúncio ad escola vai aparecer no resultado de buscas.

Essa é uma ferramenta importante para captação de novos alunos.

O mais interessante é que a escola define o orçamento do seu anúncio. Com um orçamento de R$ 5,00/dia, ela já consegue bons resultados. Depois, é preciso ir acompanhando a performance do anúncio e incluir novas palavras-chave.

7) Como a Sua Escola Ideal pode ajudar no marketing digital da escola?

A Sua Escola Ideal oferece um pacote completo de solução de marketing digital.

A escola tem direito a uma página exclusiva dentro da plataforma, como um web site, em que poderá divulgar todos os seus serviços e incluir fotos, vídeos e até um tour 360º. Na composição da URL da página consta o nome da escola, ajudando no ranqueamento das buscas da escola na internet.

Além disso, a plataforma investe R$ 1,00 por dia de anúncio no Google Ads para cada escola parceira. Essa ação gera até 300% de crescimento nas buscas pela escola!

Sua Escola Ideal oferece também uma ferramenta de marketing e criação, tipo o “Canva”, porém com foco 100% em temas para escolas da Educação Básica. Para usá-la não é necessário conhecimento em marketing ou design pois ela é extremamente intuitiva.

São dezenas de artes para posts de Instagram e Facebook para a escola incluir o seu logotipo e baixar direto para o computador. Além disso, a ferramenta oferece sugestões de textos para acompanhar os posts. Uma mão-na-roda para as escolas que desejam profissionalizar o seu marketing digital.

Helena Poças Leitão

Sobre Helena Poças Leitão

Helena Poças Leitão atua no mercado editorial de Educação há mais de vinte anos; fundadora da startup Sua Escola Ideal, maior buscador de escolas do país; fundadora da Ideal Consultoria & Marketing, especializada em instituições de ensino; autora do livro Marketing Escolar de Bolso; gerente de Marketing da Editora do Brasil; colunista do blog da Revista Educação; graduada em Jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi (SP; pós-graduada em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing pela ESPM (SP); foi gestora de Marketing nas editoras Ática, Scipione, Saraiva, Leya e IBEP.

Posts relacionados

Deixe um comentário