Anuário escolar Anuário escolar

Anuário escolar: veja a importância dele para a instituição e para o aluno!

4 minutos para ler

A escola é um organismo complexo, pois exige uma gestão eficiente em muitos níveis simultaneamente, apresentando-se sempre como um desafio para todos que fazem parte dela. Ao mesmo tempo, existem muitos potenciais a serem despertados entre os alunos com recursos relativamente simples. Um deles é a instituição de um anuário escolar.

Caso sua escola ainda não mantenha essa prática, vale bem pensar nas possibilidades de iniciá-la junto aos estudantes, integrando-a ao resto da dinâmica escolar de maneira eficiente. Muitos institutos já trazem essa tradição como parte do cronograma; se for esse o caso, aproveite esse pequeno guia que redigimos para melhorar a forma como o anuário escolar é produzido em seu contexto.

Para além disso, chamaremos atenção para a importância de fazer esse registro anual, tanto do ponto de vista do registro para a instituição quanto para o desenvolvimento dos alunos pedagógica e socialmente. Vamos lá?

O que é um anuário escolar?

Trata-se de um registro oficial, normalmente feito a partir de fotografias dos alunos, professores e outros técnicos que atuam na escola no período de cada ano. Não existem muitas regras a respeito de como fazê-lo, mas é importante que alguns aspectos sejam contemplados:

  • nenhum aluno deve ser excluído do processo por conta de questões como a falta de recursos financeiros;
  • para resolver o problema acima, podem ser pensadas saídas coletivas, como rifas e similares;
  • lembre-se de trazer todos as pessoas que compõem o ambiente escolar para o registro e tratá-las com igual importância (equipe de limpeza, supervisores, trabalhadoras da cantina etc.);
  • além das fotos, dê espaço também para cada aluno e turma escreverem alguma coisa sobre si mesmos, criando também um registro textual desses momentos.

Qual é a importância de produzir um anuário escolar?

A memória é um dos aspectos mais importantes em nosso desenvolvimento pedagógico. Enquanto pais e professores, costumamos subestimar a força do tempo e suas mudanças, por isso, é válido ter o empenho de criar e também arquivar esse tipo de registro com cuidado.

Nem todas as famílias têm o hábito de manter registro de seus filhos constantemente, especialmente com essa tradição e cuidado que envolvem o anuário. Além da memória do ano em si, também é uma forma de observar as mudanças por que passou cada criança e jovem, fazendo do anuário escolar um verdadeiro registro da vida de cada um daqueles indivíduos.

Como fazer um bom anuário escolar?

Além do registro, a produção do anuário em si pode ser uma experiência interessante para os alunos. Como esse é um momento precioso e até mesmo delicado, é importante que a gestão escolar assuma essa tarefa com cuidado e responsabilidade.

Primeiro, gaste apenas com o que for necessário. O investimento em uma equipe de fotógrafos pode ser uma boa ideia, caso a escola não conte com alguém qualificado para tanto. Considere o uso de ferramentas e recursos online para gestão e edição das fotos. Por fim, lembre-se de trabalhar em equipe para a produção do anuário, contando principalmente com o ponto de vista e auxílio dos alunos quando necessário.

Lembre-se, por fim, de que, para criar um anuário escolar de qualidade, é necessário produzir interesse e participação de todos, mais do que gastos vultosos do bolso dos pais dos estudantes.

Como você pôde ver, o anuário escolar é uma forma importante de produção de memórias e engajamento entre os estudantes. Agora que você já leu essas dicas, pode colocá-las em prática em sua própria instituição!

O instituto em que trabalha já faz anuário escolar? Se não, já pensaram em implementá-lo? Comente aqui sua experiência com a técnica e ajude a alimentar o debate!

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Posts relacionados

Deixe um comentário