A importância da luz na fotografia A importância da luz na fotografia

A importância da luz na fotografia

2 minutos para ler

Já notou a grande diferença da qualidade das fotos entre uma câmera comum e uma câmera profissional? O talento do fotógrafo é fundamental, porém a maioria das câmeras amadoras não permite trabalhar com as ferramentas necessárias para uma fotografia perfeita.

Com certeza já ouviu um fotógrafo profissional falar sobre a importância da luz numa foto. Ao trabalhar com uma câmera profissional, irá necessariamente entrar também no conceito do Triângulo da Exposição.  Cada um dos três elementos do triângulo relaciona-se com a maneira como a luz entra e interage com o sensor da câmera: ISO, Abertura e velocidade. 

 

ISO: Mede a sensibilidade à luz do sensor que captura a imagem
Quanto menor o valor do ISO, menor será a sensibilidade à luz. Ideal para ambientes com mais luz (fotos exteriores, pôr-do-sol).

Quanto maior o valor do ISO, maior será a sensibilidade à luz. Ideal para ambientes pouco iluminados (fotos  de noite, nascer do sol, foto em interiores pouco iluminados).  Ao aumentar muito o valor do ISO, irá também aumentar o granulado da imagem.

 

Abertura/Aperture: Indica o tamanho do diafragma por onde a luz irá passar para alcançar o sensor (semelhante a íris do olho)

Quanto maior o valor da abertura, menor é a quantidade de luz que passa e maior a profundidade do campo.

Quanto menor o valor, mais luz passa, mas também é menor a profundidade do campo.

 

Velocidade/Shutter Speed: Indica a velocidade com que o sensor irá capturar a imagem

Em velocidade alta você consegue congelar movimentos (ex: para fotografar uma queda de água com detalhes das gotas, objetos em movimento, pássaros voando)

Com uma Velocidade mais baixa, conseguimos captar o movimento por mais tempo, criando o desfoque.

 

​E aí? Prontos para uns clicks?

Posts relacionados

Deixe um comentário